Rio Grande do Sul

Pandemia

Legislativo da Capital aprova moção de solidariedade à Associação de Vítimas da Covid-19

Câmara de Vereadores votou pelo gesto de solidariedade às vitimas da pandemia; associação foi fundada em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Vereadores na Câmara Municipal durante a votação da moção de solidariedade à Avico - Foto: Ederson Nunes/CMPA

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou uma moção de solidariedade à Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico). A votação ocorreu em sessão extraordinária realizada na madrugada desta quinta-feira (15). O documento pode ser acessado aqui.

O requerimento para a Moção foi apresentado pelos vereadores Pedro Ruas (PSOL), Roberto Robaina (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Leonel Radde (PT), Jonas Reis (PT), Reginete Bispo (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB). 

Conforme informa o documento que requereu a moção, a Avico foi idealizada por duas vítimas da covid-19. A assistente social e ativista dos direitos humanos Paola Falcetta, 46 anos, que teve a doença e conseguiu se recuperar, mas que perdeu sua mãe para o vírus, e o advogado e ativista Gustavo Bernardes, com larga experiência na militância dos direitos da população portadora de HIV, que igualmente foi acometido pelo coronavírus, tendo passado 20 dias hospitalizado, sendo dez deles em Unidade de Tratamento Intensivo.

:: Confira entrevista com o presidente da Avico, onde explica história e objetivos da Associação ::

A Avico foi oficialmente criada em Porto Alegre no último dia 8 de abril, em assembleia virtual que votou e aprovou o estatuto proposto e formalizou Gustavo como presidente e Paola como vice. De acordo com os vereadores autores do requerimento, a Associação terá como objetivo a representação dos interesses dos associados, promovendo apoio jurídico, social e psicológico para vítimas e familiares de vítimas da covid-19, além de poder eventualmente ajuizar ações quando entender que direitos dos seus associados estejam em risco.

A entidade não possui fins lucrativos, contará com a colaboração voluntária de associados e interessados em fortalecer o seu campo de atuação e objetiva a promoção de debates sobre a doença e as consequências físicas, psicológicas e cognitivas por ela causadas, bem como defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação em massa e o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas de enfrentamento à covid-19.

Quando a moção foi apresentada, o Brasil registrava mais de 479 mil mortes por covid-19. O documento que requereu a moção registrou ainda que é necessário que se acolham todas as iniciativas como a da Avico, pois são ações como essas que, somadas ao esforço de todos os gestores públicos, poderão amenizar minimamente o sofrimento já experimentado por milhares de famílias brasileiras.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira