Rio Grande do Sul

Música

Thays Prado aproxima gerações na performance que apresenta no Mistura Fina nesta quinta (8)

Cantora explora a própria voz em um repertório pensado a partir da memória e descoberta de artistas próximas e distantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A cantora e compositora gaúcha se apresenta nesta quinta-feira (8), a partir das 18h30min, com transmissão pelo Facebook do Mistura Fina - Reprodução

Inspirada pelas possibilidades de sobreposição de vozes com a gravação, a cantora Thays Prado preparou para o Mistura Fina do Theatro São Pedro uma apresentação em que mistura gravações de canções arranjadas para voz e violão, baixo ou controladora, com arranjos de harmonia vocal, explorando a multiplicidade da própria voz. A cantora e compositora gaúcha se apresenta nesta quinta-feira (8), a partir das 18h30min, com transmissão pelo Facebook do Mistura Fina.

O repertório foi pensado a partir da memória e da redescoberta recente de artistas próximas e distantes. Destacando composições de autoria feminina, a artista revisita clássicos, como Fala (parceria de Luhli e João Ricardo) e traz para junto de suas canções autorais versões de Alzira E. (Norte, em parceria com Itamar Assumpção), Tulipa Ruiz (Cada voz), Juçara Marçal (Mar de lágrimas), Luiza Lian (Iarinhas) e Gali Galló, além de cantautoras da América Latina, representadas em canções de Violeta Parra e Perotá Chingó. Apresenta também canções autorais, como "Popô", "Abobrinha", "Vals de los abuelos", entre outras.

Conheça o trabalho de Thays Prado através de suas redes sociais: Facebook / Instagram / Youtube

Sobre a convidada

Thays Prado começou a cantar em corais ainda criança, tendo passado pelos coros da OSPA, da UFRGS e da PUC, entre outros. Desde 2017 toca o projeto Cantautoras, em que leva aos bares de Porto Alegre um repertório de música popular brasileira e latino-americana de autoria 100% feminina. Participou por dois anos da banda As Tubas.

Desde 2018, também apresenta seu trabalho autoral com banda, tendo passado por casas como o 512, o London Pub e o Agulha, salas como a Álvaro Moreyra, e festivais locais como o Festival Sonora, o FIND, o Festival Tronco (cuja participação foi registrada em vídeo) e o Pátio Sonoro (cuja participação resultou em um registro de áudio captado pelo Armazém Sonoro).

Em 2019 participou da residência artística do Projeto Concha, financiada pela Natura Musical. Iniciou no fim de 2019 a gravação do seu disco de estreia, “Falta de Jeito”, que precisou ser interrompida em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Além dos planos de finalizar esse disco e o lançamento do single Vals de Los Abuelos, com clipe, a cantora tem composições previstas para próximos lançamentos, também sem datas oficiais. 

Em fevereiro de 2020, a artista participou como atração no Festival Morrodália. Em isolamento, realizou em maio uma live pela PUC Cultura e participou do Projeto Ensaios de Morar, também produzido pela PUC Cultura em parceria com a Juba Cultural. Em novembro de 2020 lançou, em parceria com Kaya Rodrigues, o single Novo Baile, com videoclipe gravado sob o protocolo de distanciamento social.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko