Rio Grande do Sul

Orgulho LGBTQIA+

Bancada LGBTQIA+ de Porto Alegre propõe criação de banco de dados sobre a comunidade

No Dia Internacional do Orgulho, bancada propõe projeto para viabilizar elaboração de políticas públicas LGBTQIA+ 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Da esq. para dir. Ton Falcão, Natasha Ferreira, Márcio Bins Ely (presidente da Câmara), Daiana Santos, Movimento Coletivo: Airton Silva e Giovani Culau (PCdoB), Andrea da Matta (Solidariedade) - Júlia Soares/Divulgação

Pela primeira vez na história de Porto Alegre, a Câmara Municipal de Vereadores conta com uma bancada com cinco vereadores LGBTQIA+ em sua composição. Além de celebrar o dia 28 de junho, a bancada protocolou, nesta segunda-feira, um projeto de lei que cria o relatório situacional para composição de banco de dados qualitativo e quantitativo da população LGBTQIA+.

Além da vereadora Daiana Santos (PCdoB), a bancada LGBTQIA+ é formada pelos suplentes que, nesta data, ocupam a titularidade: Andrea da Mata (Solidariedade), Giovani Culau (PCdoB), Natasha Ferreira (PSOL) e Ton Falcão (PT). 

Na justificativa do PL, destaca-se a necessidade de constituição de políticas públicas municipais que mapeiem e detalhem a população LGBTQIA+ para um efetivo enfrentamento da violência contra essa população. “Necessita-se do comprometimento de nosso Município na construção de políticas públicas desde à prevenção, com campanhas de conscientização sobre as diversas formas de violência, suas causas e direitos das pessoas LGBTQIA+, a inclusão deste debate nos sistemas de saúde e de educação e formação dos profissionais dessas áreas, até a valorização de políticas públicas de assistência e proteção às PESSOAS lgbtqia+ em situação de violência", diz o texto.

"Para um melhor planejamento das políticas públicas municipais, bem como ações de outros setores da sociedade no enfrentamento da violência contra as pessoas LGBTQIA+, é preciso a sistematização e análise dos dados sobre elas, de forma a visibilizar a magnitude da violência vivenciada por pessoas LGBTQIA+ na cidade de Porto Alegre”, complementa.

Um dos objetivos do PL é a criação de estatísticas periódicas sobre violência contra as pessoas LGTQIA+ para subsidiar a construção de produção de políticas públicas intersetoriais e eficazes de acolhimento e proteção às pessoas LGBTQIA+ em situação de violência. 

Conheça a bancada LGBTQIA+ de Porto Alegre

Andrea da Matta, 45 anos, mulher, lésbica, casada com Tamiris Sadik, mãe independente, dona de um bar na Capital e sommelier de cervejas nas horas vagas. É suplente do vereador Claudio Janta (Solidariedade).

Daiana Santos (PCdoB) é educadora social e sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lésbica e moradora da periferia de Porto Alegre. Militante e ativista de luta na rua, iniciou muito jovem no movimento negro e LGBTQIA+. É idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA, projeto social que atende mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade. É a primeira vereadora assumidamente LGBTQIA+ eleita em Porto Alegre.

Natasha Ferreira é militante LGBT, mulher travesti e estudante de gestão pública. Atuou como assessora parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) na Assembleia Legislativa e agora está vereadora de Porto Alegre pelo PSOL. Nas eleições de 2020 recebeu 2.011 votos e foi eleita terceira suplente da bancada do PSOL na Câmara Municipal. É suplente de Roberto Robaina (PSOL).

Giovani Culau é cientista social, vereador em exercício pelo PCdoB junto ao Movimento Coletivo e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Rio Grande do Sul. É suplente de Bruna Rodrigues (PCdoB).

Ton Falcão (PT) é cirurgião dentista e mestrando em saúde coletiva. Morador da Cidade Baixa, há muitos anos atua profissionalmente no Sarandi, onde fundou o projeto Transformando Sorrisos, que presta atendimento odontológico para pessoas Trans. Militante LGBTQIA+, da área da saúde e do Partido dos Trabalhadores, concorreu como candidato a vereador pela primeira vez nas eleições de 2020, como forma de levar sua militância também para o espaço institucional da Câmara de Vereadores. É suplente de Aldacir Oliboni (PT).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira