Editorial

Folha admite que copiou matéria do BdF; existe jornalismo fora da mídia comercial

Trechos de reportagem exclusiva de Igor Carvalho sobre morte de arquiteto negro foram reproduzidos sem o devido crédito

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Luiz Felipe Bernardes dos Santos, o Macalé, morreu aos 36 anos - Foto: Reprodução / Facebook

O jornal Folha de S. Paulo assumiu, na noite da última sexta-feira (4), que errou ao reproduzir trechos idênticos aos de uma matéria publicada pelo Brasil de Fato três dias antes sem o devido crédito.

A reportagem em questão, de autoria do jornalista Igor Carvalho, trazia informações exclusivas sobre a morte do arquiteto negro Luiz Felipe Bernardes dos Santos, o Macalé, em São Paulo (SP).

A retratação da Folha foi oficializada em sua página e redes sociais por meio de texto intitulado Folha erra ao publicar reportagem com trechos idênticos a texto do site Brasil de Fato.

Os materiais jornalísticos produzidos por nossa equipe podem ser reproduzidos por qualquer veículo, na íntegra ou com adaptações, desde que citado o crédito. E não foi o caso.

Todos somos passíveis de erros, e reconhecê-los é importante. O Brasil de Fato tem mais de 18 anos de história, aposta no jornalismo de qualidade, posicionado, com apuração rigorosa, e é isso que queremos oferecer ao nosso leitor.

É compromisso de toda e qualquer iniciativa e empresa de comunicação, e de todas e todos os profissionais da área, tratar com responsabilidade as informações que divulgamos.

Acompanhe a cobertura do caso Macalé no site e nas redes no Brasil de Fato.

Edição: Nina Fideles e Daniel Giovanaz