Rio Grande do Sul

Vacinação

Rio Grande do Sul vai vacinar trabalhadores da educação

Comunicado foi feito nesta sexta-feira (28) após divulgação da nota técnica do Ministério da Saúde 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estado projeta até as primeiras semanas de junho ter todos os profissionais da área vacinados - Nelson Almeida/AFP

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na tarde desta sexta-feira (28), o início da vacinação para os trabalhadores da educação. O comunicado aconteceu após a divulgação da nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS) com orientações sobre a continuidade da vacinação contra a covid-19. A projeção do Palácio Piratini é que até as primeiras semanas de junho os profissionais tenham sido vacinados para que o ensino possa estar funcionando com tranquilidade no estado. 

“Depois de muita luta, pressão e uma mesa de mediação com o judiciário, conseguimos finalmente a vacina para os profissionais da educação", afirma a presidenta do CPERS-Sindicato, Helenir Aguiar Schürer. "Temos que continuar ainda a luta pela testagem e pelo rastreamento porque só isso fará com que estejamos totalmente seguros nas escolas. Mas é um grande avanço, uma grande vitória de toda a categoria a liberação da vacina para os trabalhadores em educação”, complementa

Conforme comunicou o governador, os trabalhadores da educação serão incluídos no planejamento da distribuição de vacinas da próxima remessa a ser recebida do governo federal. “Queremos escolas abertas, funcionando, com protocolos e todos os cuidados necessários, para cuidar das crianças enquanto os pais estão trabalhando, para dar a essas crianças e jovens os estímulos fundamentais para que se desenvolvam em seu pleno potencial. E queremos fazer isso com cuidado com as crianças, com cuidado de professores e trabalhadores da educação, que são patrimônio importante para nosso estado”, ressaltou Leite. 

Ele ressaltou que o estado vinha há muitas semanas buscando junto ao governo federal e até na Justiça a inclusão no cronograma de imunização dos profissionais envolvidos nas atividades de ensino. Estimou que nas primeiras semanas de junho possa haver "tranquilidade e o ensino funcionando para todos aqui no Rio Grande”.

De acordo com o executivo, há no estado cerca de 217 mil pessoas neste público, dos quais, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, aproximadamente 20 mil já foram imunizados por iniciativa dos municípios.

De acordo com o anúncio, dos profissionais que aguardam a vacinação, serão priorizados os que atuam em creches e pré-escolas, de forma concomitante com os outros grupos prioritários da lista, ou seja, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.

Vacinação 

De acordo com a nota técnica do Ministério serão enviados percentuais do total de doses para o seguimento do ordenamento dos grupos pré-definidos e em paralelo serão enviados quantitativos para o início da vacinação dos trabalhadores da educação. 

O documento afirma que após a finalização dos grupos de comorbidades, pessoas em situação de rua, funcionários e pessoas do sistema penal e trabalhadores de educação, a lista de prioridades deve continuar sendo seguida, com o acréscimo, de forma concomitante, da vacinação por idade da população em geral (59 a 18 anos). “A justificava para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais”, destaca a nota. 

Segundo informou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, assim que o estado conseguir contemplar todos os grupos prioritários apontados na nota técnica do MS, em especial os profissionais envolvidos na educação, o governo do estado avançará por idade para a população em geral. “Estamos na expectativa de um novo lote de doses nas próximas semanas, que nos permita seguir na imunização de forma mais rápida", expôs. 

O RS recebeu, até o momento, 6.369.680 doses das vacinas contra a covid-19, tendo sido aplicado até o momento, 80%, sendo 3.079.913 da primeira dose, e 1.471.152 da segunda. 

Veja aqui as informações completas da vacinação no estado

Porto Alegre iniciará vacinação a partir de terça-feira

Já na capital gaúcha, a vacinação dos professores e funcionários da rede pública municipal que atuam na Educação Infantil deve iniciar na próxima terça-feira (1). O anúncio foi feito pelo prefeito, Sebastião Melo (MDB), em uma live realizada na manhã desta sexta-feira. 

Conforme detalhou, a vacinação começará pelos profissionais que atendem crianças de zero a três anos e será ampliada gradualmente, priorizando aqueles que trabalham com crianças mais novas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Janaina Audino, a expectativa é vacinar 5,6 mil profissionais das escolas próprias na terça-feira. Na quarta-feira (2), está prevista a imunização dos 3,4 mil profissionais das comunitárias. "Em 20 dias deverão ser imunizados todos os funcionários. Após a educação infantil, serão aplicadas doses nos funcionários do 1º e 2º anos do ensino fundamental", afirmou

Desde a autorização do retorno das aulas no estado, foram registrados mais de 100 casos de covid em escolas estaduais gaúchas, assim como casos na rede municipal, conforme levantou a reportagem do Sul 21.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira