Rio Grande do Sul

13 DE MAIO

Movimento negro denuncia racismo e genocídio nas ruas de Porto Alegre

Organizado pela Coalizão Negra Por Direitos, protesto foi realizado nesta quinta-feira em diversas cidades brasileiras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ato reuniu centenas de manifestantes na região central da capital gaúcha - Reprodução Twitter Manuela d'Ávila

“Nem bala, nem fome e nem covid. O povo negro quer viver!” Este foi o recado dado em Porto Alegre e em diversas cidades brasileiras nas manifestações contra o racismo e o genocídio da população negra neste 13 de maio. Organizado pela Coalizão Negra Por Direitos, o protesto na capital gaúcha reuniu centenas de pessoas, na Esquina Democrática, no final da tarde desta quinta-feira, lembrando que o dia conhecido como da abolição da escravatura não representa a luta do povo negro.

Entre as pautas defendidas, o movimento cobrou justiça para as vítimas do massacre na Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e de todas as operações policiais que resultaram nas mortes nas favelas e comunidades do Brasil. Foram lembrados os assassinatos em Porto Alegre de Beto Freitas, por seguranças do Carrefour, e de Gustavo Amaral, pela Brigada Militar.

“Liberdade sem terra não é liberdade, liberdade sem salário digno não é liberdade”, disse a servidora pública Thamyres Filgueira, em entrevista à TVT, lembrando que “a abolição foi uma grande mentira para o povo negro”.

“O que nós temos hoje é uma pseudo abolição dos negros. Apesar de não existir escravização, existe exploração, genocídio e racismo, racismo da sociedade e das instituições”, afirma à TVT o sociólogo Gilvandro Antunes.

O ato também cobrou auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia, vacinação em massa para o povo brasileiro e “fora Bolsonaro”. Após concentração e diversos depoimentos, os manifestantes desceram Avenida Borges de Medeiros e encerraram o ato no Largo Zumbi dos Palmares.

 

 

 

* Com informações da TVT


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira