Rio Grande do Sul

Literatura

Biografia de João Gilberto Noll tem lançamento no FestiPoa Literária em 16 de maio

“João aos pedaços” foi escrito a partir de entrevistas, transformando-se em biografia após a morte do escritor em 2017

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Escrito a partir de entrevistas para um projeto que Noll e Ilha desenvolviam juntos, o material se transformou em biografia após a morte do escritor - Divulgação

A biografia "João aos pedaços" conta a história do escritor João Gilberto Noll. O livro, produzido por Flávio Ilha, terá lançamento no FestiPoa Literária. O livro já está em pré-venda e pode ser adquirido no link. Na pré-venda, o exemplar tem 25% de desconto sobre o preço de capa de R$ 60, ou seja, custa R$ 45.

O lançamento de "João aos pedaços – biografia de João Gilberto Noll" ocorre no domingo (16), às 16h, em live do autor com o escritor e crítico José Castello. O evento integra a programação do FestiPoa Literária e será transmitido pelo canal do Youtube do Festival.

Produção do livro se deu através de entrevistas

O autor realizou a biografia a partir de entrevistas que realizou com Noll, para um projeto que desenvolviam juntos. Após sua morte, em 2017, Ilha decidiu transformar o material em uma biografia. Flávio afirma ser leitor de Noll desde seu primeiro livro, "O cego e a dançarina", de 1980. Sempre acompanhou de perto seu trabalho, mas só foi conhecê-lo pessoalmente em 2016, ao cursar uma de suas oficinas literárias. Nesta ocasião os dois iniciaram a produção de um documentário sobre a história literária de Noll, que seria feito a partir das caminhadas do escritor no centro da cidade de Porto Alegre, e também de leituras de trechos de seus livros por pessoas convidadas.

"Noll inclusive já havia selecionado alguns trechos para ler, estava empolgado, mas morreu antes de conseguirmos dar início ao projeto. Como não seria possível fazer o trabalho sem ele, decidi transformar em uma biografia. Comecei aos poucos, tateando, procurando pessoas. Só engrenou mesmo em 2019’, afirma Ilha.

Foram dezenas de entrevistas com Noll realizadas em Porto Alegre, no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte. A pesquisa se estendeu a cartas e documentos.

"Foi bem intenso, às vezes pensei em desistir, mas acredito que o Noll merece essa biografia e então toquei em frente. Não imagino que seja uma pesquisa definitiva, acredito que muita coisa ainda possa ser desvendada sobre a vida dele. Espero que inspire outros autores a isso", afirma Ilha.

Sobre João Gilberto Noll

João Gilberto Noll era um sujeito reservado e um tanto avesso à vida social.  O lançamento da coletânea Roda de Fogo (1970), em São Paulo, marcou sua estreia em livro. No final deste mesmo ano, Noll teve de deixar a capital paulista, para onde havia se transferido, devido a seu envolvimento com a organização de Carlos Lamarca.

Embora não fosse membro e nem defendesse a luta armada, Noll colaborava com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) dando apoio logístico a militantes clandestinos. 'Rastros do verão' (1986) foi o único livro do escritor lançado por uma editora do Rio Grande do Sul – a L&PM.

Noll sempre viveu modestamente devido à sua opção incondicional pela escrita. Publicou treze livros e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões: em 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005.

Seu romance 'Harmada' está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo.

O autor de sua biografia, Flávio Ilha, é jornalista, escritor e editor, autor de ‘Longe daqui, aqui mesmo’ (2018) e ‘Ralé’ (2019), finalista do prêmio Açorianos em 2020.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira