Mobilizações

Atos do 13 de maio reacendem debate na esquerda sobre manifestações na pandemia

Movimentos divergem sobre condições sanitárias e ato "laboratório" é marcado para dia 26 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A Avenida Paulista se tornou o principal ponto de manifestação em São Paulo - Foto: PT

O Brasil se aproxima da marca de meio milhão de mortos por coronavírus. Na outra ponta dessa tragédia, a CPI da Pandemia escancara o descaso e a omissão do governo na condução da crise provocada pela doença.

Entre a análise da conjuntura política e os números, setores da esquerda defendem que os movimentos sociais e sindicatos convoquem a população para ocupar as ruas em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nas últimas semanas, representantes dos movimentos e centrais sindicais debateram a possibilidade de manifestações de rua.

Porém, se de um lado há o consenso de que sobram justificativas para o impedimento do presidente ser exigido nas ruas, do outro há preocupação com a saúde e vida dos militantes.

Nos dias 6 e 13 de maio, o movimento negro foi às ruas. No primeiro ato, para protestar contra a chacina do Jacarezinho, onde 28 pessoas foram assassinadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. No segundo, por ocorrência do Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, a Coalizão Negra por Direitos convocou manifestações em 20 capitais do país.

Nos bastidores da organização do ato da última quarta-feira (13) em São Paulo, havia preocupação com a condução do ato em meio à pandemia.

Durante as três horas de manifestação, a reportagem do Brasil de Fato flagrou apenas três pessoas sem máscara. De acordo com o movimento, eram 10 mil manifestantes ocupando a avenida Paulista, região central da capital paulista.

Símbolo dessa mudança de pensamento, o rapper Emicida condenou as manifestações de rua em 2020, quando torcedores de futebol organizaram atos contra Bolsonaro, mas no dia 13 de maio estava na avenida Paulista com o movimento negro.


Rappers Emicida e Fióti durante manifestação da Coalizão Negra por Direitos em São Paulo no 13 de maio / Igor Carvalho

Douglas Belchior, fundador da Coalizão Negra por Direitos, que recentemente perdeu dois tios para a covid-19, considera que a esquerda deve retomar as ruas e marcar posição contra o governo de Jair Bolsonaro.

“Quase 500 mil mortos depois, a nossa análise tem que ser refeita. Uma coisa era a conjuntura do ano passado, onde havia inclusive esperança de que a pandemia passaria em alguns meses. A postura irresponsável e o projeto genocida de Bolsonaro fizeram com que a pandemia se estendesse”, explica Belchior, para quem “não é possível derrubar o presidente se não tiver rua, se não tiver povo.”

Assim como a Coalizão Negra por Direitos, a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Central dos Movimentos Populares (CMP) também defendem a ida às ruas.

“De forma muito objetiva, aprovamos isso em reunião da Direção Nacional. Nós estamos achando que está na hora de subir um degrau nas manifestações. Tomando os devidos cuidados sanitários, mas temos que ir para a rua”, explica Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP. “Nos nossos países aqui da América do Sul, os companheiros estão nas ruas cobrando os governos contra as medidas que afetam o povo. Ontem, a movimentação do movimento negro foi significante e mostrou que é possível e temos que estar nas ruas. Nosso povo já está no trem e no ônibus indo trabalhar.”


Máscara e álcool em gel

Para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ainda não é o momento de retomar as manifestações. “A esquerda e a CUT nunca saíram das ruas. Porém, precisamos de segurança para os dirigentes e para a população", defende Sérgio Nobre, presidente da central sindical.

"Estamos fazendo campanha de solidariedade, arrecadando mantimentos, conversando com a população e os trabalhadores. Agora, não vamos promover aglomeração, não há condições sanitárias para isso”.

Débora Nunes, da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), explica que o assunto tem sido debatido “de forma sadia” entre as entidades e pede cautela com a saúde dos militantes.

“Pelas condições econômicas, sociais e sanitárias, do ponto de vista da ofensiva dos trabalhadores e trabalhadoras, temos todas as condições de ir às ruas. Mas, contraditoriamente, estamos vivendo um momento sanitário que tem atingido nosso povo. Nosso entendimento é que, frente que ao crescente número de mortes e contaminados, devemos preservar o isolamento.”

No dia 26 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, centrais sindicais e movimentos populares convocaram o primeiro ato conjunto desde o início da pandemia, para reivindicar o retorno do Auxílio Emergencial de R$ 600 e contra a alta dos alimentos.

“Será um laboratório”, explica Bonfim. “Haverá máscara e álcool em gel para todo mundo e vamos preservar todos os protocolos sanitários. Quem desrespeita a ciência é o Bolsonaro. O genocida está governando e está sendo denunciado. Nossa prática é o contrário”, garante Nobre.

Edição: Leandro Melito