Ceará

Acolhimento

Casa da Diversidade inicia atendimentos em Juazeiro do Norte

Instituição é a primeira a ser instalada no interior do estado

Juazeiro do Norte |
A instituição foi batizada em homenagem a ativista Cristiane Lima. - Divulgação/Casa da Diversidade Cristiane Lima

Com o objetivo de combater o aumento da violência contra pessoas transexuais e travestis no interior do Ceará que dobrou entre 2019 e 2020, foi inaugurada em Juazeiro do Norte no fim de abril a Casa da Diversidade Cristiane Lima, a primeira a ser instalada fora da capital Fortaleza. A Instituição já está em funcionamento, mantendo a proposta de ser um local de acolhimento e convivência, com o fornecimento de serviços para a população LGBTQI+ de Juazeiro do Norte voltados para a preservação da saúde integral como consultas médicas, acompanhamento psicológico, massoterapia além da promoção do bem viver social como assessoria jurídica e atendimento social com profissionais ligados a diversidade da população do município.

Conquista
“Essa Casa veio para coroar todas as nossas conquistas aqui em Juazeiro do Norte, do direito ao nome social, o repúdio a lgbtfobia e ao respeito a diversidade de gênero. Nós viemos dizer a sociedade que nós existimos, que nós precisamos viver em paz e temos o direito a vida também.” Diz Brendha Wlazack, coordenadora da Casa da Diversidade. Ela também fala sobre a importância que a instituição tem para garantia dos direitos sociais conquistados pela população LGBTQI+ que ainda teimam em ser desrespeitados e não reconhecidos pela sociedade. “Pelo simples fato de nós sermos quem somos, isso incomoda essa sociedade patriarcal conservadora e fundamentalista, que se acha no direito de dizer que nós não somos dignas de ter os direitos que nós de fato possuímos” conclui Brendha.  

Cristiane Lima
A Instituição foi batizada em homenagem a Cristiane Lima, importante ativista pelos direitos da população LGTQI+ e das pessoas que vivem com HIV/Aids de Juazeiro do Norte. Nascida em 30 de abril de 1962, Cristiane desde cedo assumiu sua orientação sexual, vivendo em diversos estados do país, buscando a aceitação por ser quem era. Na região , Cristiane ficou conhecida como uma grande carnavalesca, onde desfilava como Chica do Ralley. A ativista assumia publicamente sua vivência com o HIV, sendo porta voz de muitas pessoas que não possuíam o diagnóstico aberto como ela. Infelizmente, Cristiane Lima faleceu em julho de 2020, sendo mais uma das vítimas do novo coronavírus. 

Serviço
A Casa da Diversidade Cristiane Lima funciona de Segunda a sexta-feira, das 14:30 às 19h na Rua do Cruzeiro, 1623(esquina com Av. Carlos Cruz), bairro São Miguel em Juazeiro do Norte. Para mais informações o número (88) 2131-3118 está disponível para atendimentos. 

Telefone: (88) 2131-3118