Ceará

Covid-19

CE recebe novos lotes de vacinas contra a covid-19

Camilo Santana informou que o Ceará receberá 38.000 doses da vacina CoronaVac, com previsão de chegada às 22h

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Ceará chega ao total de 2.877.300 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS). - Foto: GOV-CE / Thiara Montefusco e Helene Santos

Na noite de quinta-feira (06), o estado do Ceará recebeu a 19ª remessa de vacinas para a imunização da população contra a covid-19. O novo lote, de acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Ceará, foi enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, contém 162.100 doses da Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para os municípios cearenses. Além dessas, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou em suas redes sociais que 45.630 doses da Pfizer também serão enviadas ao estado (horário a confirmar), de acordo com relatório do Ministério da Saúde. Com a chegada deste lote, o Ceará seguirá na imunização do terceiro grupo prioritário, que contempla pessoas com comorbidades (doenças crônicas), deficiência permanente grave e grávidas. 

Sobre a CoronaVac, Camilo também informou em suas redes que “o Ceará receberá ainda hoje 38.000 doses da vacina CoronaVac, com previsão de chegada às 22h, de acordo com documento enviado pelo Ministério da Saúde”. Segundo o governador, as vacinas serão utilizadas para a segunda dose dos cearenses. Camilo informa que o estado do Ceará já havia ganho na Justiça o direito de receber mais doses da vacina para aplicação da D2 como descrito no site do Governo. “Após decisão na Justiça Federal favorável ao Ceará, o Estado ainda aguarda que a União (Ministério da Saúde) envie a quantidade necessária para aplicação da segunda dose (D2) da vacina CoronaVac para todas as pessoas dos grupos prioritários que já haviam recebido a primeira dose e estão com o prazo de 28 dias entre as aplicações vencido, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A ação determinou que 49.000 doses do imunizante deveriam ter sido enviadas de forma imediata”.

Vale lembrar que no final do mês de abril, a cidade de Fortaleza sofreu um atraso na aplicação da segunda dose da vacina da CoronaVac devido a atraso nas entregas das doses. De acordo com informações divulgadas no dia 29 de abril no site da Prefeitura de Fortaleza, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, informou nas redes sociais que “O intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 28 dias. No entanto, o Ministério da Saúde diz que, caso a segunda dose não possa ser administrada na data prevista, um novo esquema vacinal não deve ser iniciado. Portanto, as pessoas devem aguardar o envio de novas doses para concluir o seu processo de vacinação. A Prefeitura irá realizar o chamamento daqueles que não conseguiram se vacinar e, assim, iremos avançar muito mais”.

Vacinômetro

Ceará chega ao total de 2.877.300 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS). Dessas, de acordo com a ultima atualização do Vacinômetro do estado do Ceará, já foram aplicadas 2.158.922 milhões de doses, sendo 1.400.501 na primeira dose e 758.421 na segunda dose.

Covid-19 no Ceará

Atualmente, de acordo com dados da plataforma Integra SUS, o estado do Ceará contabiliza 701.558 casos confirmados de coronavírus e 18.265 óbitos pela doença. Em contrapartida, já são 464.084 casos recuperados. Além disso, o estado não registrou nenhuma morte devido a doença nas ultimas 24h.

Edição: Monyse Ravena