Rio de Janeiro

Coluna

Prato Cheio | Vatapá vegano: sai o camarão, entra muito tempero

Imagem de perfil do Colunistaesd
A castanha de caju, o amendoim e o leite de coco tornam essa receita extremamente nutritiva - Reprodução
A principal adaptação é o uso da abóbora ao invés do pão adormecido, o que deixa a receita mais leve

Escrever sobre receitas regionais é um grande desafio pra mim. Eu amo e admiro todas as culturas de diferentes lugares do Brasil e, por isso, sempre tento me aproximar das origens principalmente a partir da comida.

Tomei a liberdade de fazer adaptações de receitas muito tradicionais e importantes culturalmente. Às vezes não encontro ingredientes específicos onde eu moro, ou mudo um pouquinho o tempero para ficar mais de acordo com o clima da região, mas sempre tento manter a essência daquela preparação.

Afinal, as receitas regionais brasileiras, além de saborosas, contam muita história sobre a nossa formação.

Essa é a minha versão da receita de vatapá. Seria muita ousadia minha dizer que fica igual ao da baianas, mas também não deixa a desejar. Entre as adaptações, a principal é o uso da abóbora ao invés do pão adormecido, o que deixa essa receita um pouco mais leve e inclusiva às pessoas alérgicas ao glúten. Além disso, essa receita é totalmente vegana, como todas as outras aqui dessa coluna. Isso quer dizer que, não usaremos camarão, mas teremos muito tempero.

A base de temperos é muito parecida com a receita de caruru publicada anteriormente. A castanha de caju, o amendoim e o leite de coco tornam essa receita extremamente nutritiva, o que é ótimo para o período de outono e inverno. Por usarmos pimentas frescas e especiarias como gengibre e coentro, nosso corpo é aquecido e nossa digestão é estimulada, evitando aquela sensação de comida pesada. 

Leia também: Prato Cheio | Caruru: prato tem história cozida, temperada e misturada com o Brasil

Além de ser usada, tradicionalmente, como recheio de acarajé, essa receita de vatapá pode servir de acompanhamento pro arroz, legumes, bolinho de feijão e, até mesmo, como um creme para uma noite fria - basta deixar a receita um pouco mais líquida.

VATAPÁ DE ABÓBORA

Ingredientes:

½ pimentão de cada cor (amarelo, vermelho, verde);

1 pimenta-de-cheiro sem semente;

1 pimenta dedo-de-moça sem semente;

2 pimentas malaguetas (bem pequenas e sem sementes);

4 dentes de alho médios;

500g de abóbora (pode ser a japonesa/cabotiá, ou qualquer abóbora menos aguada que encontrar);

1 cebola média;

150g de castanha de caju torrada sem sal;

100g de amendoim torrado sem sal;

350 ml de leite de coco;

30g de gengibre;

Sal;

Cebolinha;

Coentro fresco;

Açafrão em pó;

Páprica defumada;

Dendê.

Modo de preparo:

Descasque a abóbora e corte em pedaços médios. Leve uma panela de água ao fogo e deixe até ferver. Diminua o fogo e adicione a abóbora para que ela fique macia. Importante não cozinhar muito a abóbora, para que a preparação fique mais firme.

Quando a abóbora já estiver macia, bater no liquidificador com o leite de coco e todos os ingredientes, exceto as ervas frescas (coentro e cebolinha) e especiarias em pó (açafrão e páprica).

Voltar a preparação batida para a panela, adicionar as especiarias secas e cozinhar por volta de 40 minutos, até começar a engrossar. Importante mexer com frequência para não grudar. Poucos minutos antes de desligar o fogo, adicionar o dendê (caso você tenha).

As ervas frescas podem ser misturadas à preparação logo ao desligar o fogo, ou podem ser servidas à parte.

Rendimento: 10 a 15 porções, dependendo dos acompanhamentos.

Edição: Mariana Pitasse