Contra a fome

Giro de Solidariedade: Ações no Paraná homenageiam vítimas de Eldorado do Carajás

32 toneladas de alimentos agroecológicos produzidos pelo MST foram distribuídos em 14 cidades no estado sulista

São Paulo |
Ação organizada por agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) distribuiu alimentos saudáveis produzidos nos assentamentos e acampamentos - Giorgia Prates

Produzido pelo Brasil de Fato em parceria com a TVT, o programa Central do Brasil divulga semanalmente ações de solidariedade realizadas por movimentos sociais durante a pandemia por todo Brasil.

No episódio dessa semana, o destaque são as ações realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST-PR), que lembram as vítimas do Massacre do Eldorado de Carajás, que completa 25 anos, neste dia 17 de abril. Em homenagem aos trabalhadores assassinados, no mesmo ano do massacre, 1996, a Via Campesina Internacional instituiu a data como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, também para marcar a data do crime, é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Na ação do MST-PR, foram distribuídas 32 toneladas de alimentos agroecológicos em 14 cidades àqueles que enfrentam a fome durante a pandemia. 

Além do fortalecimento dos laços de solidariedade entre campo e cidade, a ação vem reforçar que, apesar da pandemia, da perseguição e do caos do governo, os camponeses continuam produzindo e demonstrando sua força mais do que nunca.

Ações de mulheres camponesas de Minas Gerais também são destaques do quadro do programa. Por meio de articulações solidárias, elas realizaram doações de cestas básicas e sementes crioulas como forma de fortalecer laços e amenizar o sofrimento de quem está mais vulnerável durante a crise que vive o país.

Saiba mais assistindo ao quadro Giro de Solidariedade.
 

O Central do Brasil é um programa de coprodução Brasil de Fato e TVT, com apoio de movimentos populares das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e traz informações e outros conteúdos voltados à formação da classe trabalhadora. O programa vai ao ar segunda a sexta-feira, às 20h, na Rádio Brasil Atual (98,8 FM) e na rádio web Brasil de Fato.

 

Edição: Mauro Ramos