PANDEMIA

OAB aprova compra de vacina contra a covid-19 para imunizar advogados

Proposta para compra privada de imunizantes foi aprovada na última terça-feira (13) por 23 dos 27 conselheiros da Ordem

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Medida quer preparar e organizar o sistema OAB para comprar, distribuir e aplicar vacinas em profissionais da advocacia - Miguel Schincariol/AFP

Em decisão proferida na última terça-feira (13), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) autorizou a possibilidade de o órgão comprar vacinas contra a covid-19 para imunizar profissionais da advocacia.

Continua após publicidade

A medida, apoiada por 23 conselheiros, foi proposta pela conselheira federal Daniela Teixeira no dia 16 de março. Apenas quatro conselheiros votaram contra.

:: Leia também: Compra de vacinas por setor privado compromete imunidade de rebanho, dizem médicos ::

No texto, Teixeira destaca a necessidade do sistema OAB estar preparado para o momento em que existam ofertas de vacinas suficientes para a compra privada dos imunizantes. A ideia é não ter qualquer tipo de concorrência com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com a proposta, a compra ajudaria os associados, e também o SUS, já que 50% das doses adquiridas seriam doadas ao sistema. Todas as opções de compra possíveis serão analisadas, segundo a decisão.

:: Leia também: "Camarote de vacinação" pode retirar imunizantes do SUS, alerta ex-ministro da Saúde ::

"Entre os brasileiros, sem prioridade para receber a vacina dentro do plano de imunização do SUS, estarão centenas de milhares de advogados e advogadas", diz trecho da proposta aprovada pelos conselheiros da Ordem. Por isso, "o sistema da OAB deverá estar pronto para cuidar de seus representados, ofertando-lhes a possibilidade de vacinação".

A medida propõem organizar de antemão toda a logística necessária para o armazenamento de doses, distribuição, grupos de vacinação e prazos para imunização de membros da advocacia. O texto também diz que será preparada a estrutura para que, "na primeira hora possível, sem prejuízo aos demais cidadãos, possamos colaborar com a imunização".

Leia a proposta na íntegra aqui.

"Camarote privado da vacina"

Desde o começo do ano, empresas e organizações da iniciativa privada buscam comprar imunizantes por conta própria. O objetivo, segundo favoráveis da proposta, é garantir a ampliação da cobertura vacinal contra o coronavírus de forma complementar ao SUS.

Na última quarta-feira (7), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 948/2021, que autoriza empresas privadas a adquirirem vacinas contra a covid-19. O texto espera ainda aprovação no Senado.

Ao portal RBA, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou que a situação pode criar um “camarote privado” na fila da vacinação. Além disso, diante do cenário mundial de escassez da oferta de imunizantes, a proposta de vacinação privada poderá causar prejuízos a oferta do imunizante no SUS.

Edição: Poliana Dallabrida