Paraná

Futebol

Paraná Clube anuncia demissões e suspensão de pagamentos

Rebaixado para 3ª divisão do Brasileirão e sem dinheiro, time vive pior crise da sua história

Paraná |
Paraná sofre com perda de receitas após rebaixamento para terceira divisão - Geraldo Bubniak

A tarde de 9 de abril de 2006 marcou o último grande título do Paraná Clube, que ainda comemorou naquele mesmo ano uma inédita vaga para a Libertadores de 2007. O passado de glórias e conquistas, que vai da hegemonia de títulos estaduais nos anos 90, até o recente acesso à elite, em 2017, é apenas uma triste caricatura. Em meio à pandemia, o cenário, que já era difícil, agravou-se de vez. 

O mais recente capítulo da crise sem fim do Tricolor da Vila Capanema veio no último dia 31 de março, quando o clube anunciou um corte de 50% de gastos, demissões e suspensão de pagamentos a fornecedores. Em carta divulgada no site do clube, informa-se que “os problemas gerados pela pandemia de Covid-19 pioraram drasticamente a situação financeira do Paraná”. 

O aumento nos custos com testes de Covid-19, a queda de receitas com anunciantes e patrocínios, além dos fracos resultados em campo, com o rebaixamento para a Série C, alteraram fortemente os valores recebidos pela equipe. O clube também vê uma enorme debandada de sócio-torcedores, e o aumento de inadimplentes. Ao todo, apenas 1,2 mil sócios estão em dia. Internamente a situação também é complicada desde a renúncia do ex-presidente Leonardo Oliveira. 

Em campo, a temporada começou com derrota para a equipe do FC Cascavel, na estreia do Paranaense, e com eliminação na Copa do Brasil para o Cianorte. Com o ex-atacante e ídolo, Saulo, no comando técnico, o Paraná ainda tentará fazer mágica no orçamento para reforçar o plantel, visando a disputa dos torneios deste ano.  

Edição: Ana Carolina Caldas