Paraná

Alimentação

Prefeitura de Colombo (PR) deixa de entregar kit merenda previsto em lei

Crianças da rede municipal de ensino estão sem receber alimentos desde dezembro

Curitiba (PR) |
Trâmites burocráticos atrasaram o processo, justifica Prefeitura - Reprodução

Desde dezembro de 2020, a Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, não entrega o kit de merenda escolar para crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Com a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, a entrega de alimentos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) foi mantida, sob a lei 13.987, de abril de 2020.

“Muitas mães perderam o emprego e esse kit ajudaria a suprir a necessidade das crianças nesse tempo que elas estão em casa, com menos recursos”, diz Valéria Regina Domingues Santos, vice-coordenadora do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Colombo. Cerca de 26 mil estudantes estão sendo prejudicados pelo atraso.

Em nota, a Prefeitura justificou que os kits atrasaram por trâmites burocráticos: existia uma licitação em andamento e o chamamento da Agricultura Familiar 01/2021, etapa do Pnae, estava em fase de credenciamento.

Na quarta (7), foi publicada no Diário Oficial a homologação do chamamento público para credenciamento de Cooperativas ou Associações inscritas no Pnae para fornecimento de gêneros alimentícios orgânicos, que irão compor o kit. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude de Colombo, o processo depende, agora, da inscrição dos agricultores interessados em participar. 

Edição: Lia Bianchini