Ceará

Solidariedade

Associação faz doação para população em situação de rua em Juazeiro do Norte

Diariamente ocorre a distribuição de almoços na sede da Associação

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Ao todo, diariamente são distribuídas 40 quentinhas na hora do almoço - Acervo Abemavi

Em meio a pandemia, que coloca em risco a segurança alimentar de milhares de famílias segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), ações de solidariedade são cada vez mais necessárias para garantir a sobrevivência da população mais pobre. Nesse sentido, a Associação Beneficente Madre Maria Villac (ABEMAVI), em Juazeiro do Norte, está realizando diariamente a distribuição de almoço para pessoas em situação de rua. Os alimentos são entregues em quentinhas, e por dia, cerca de 40 pessoas são alimentadas. 

Segurança alimentar
Para Ronildo Oliveira, coordenador da ABEMAVI, a distribuição de alimentos, é uma forma de garantir a segurança alimentar da população de rua de Juazeiro do Norte. “Apesar de ser um trabalho mais tímido entre os que nós já realizamos, nós vimos a necessidade de tentar garantir essa alimentação para a população de rua, que aumentou bastante durante a pandemia.” diz Ronildo.  
A ação teve início desde o início da pandemia e necessita de doações para manter a distribuição da alimentação. Ao todo, diariamente são distribuídas 40 quentinhas na hora do almoço, uma ação que movimenta cerca de 10 pessoas voluntárias, entre o preparo e a distribuição dos alimentos. As quentinhas são doadas em frente à sede da associação, no bairro São Miguel em Juazeiro do Norte, com o devido controle sanitário para evitar o contágio por Covid-19. Além do almoço, a ação oferece a distribuição de kits de higiene, cobertores e garrafas de água.  

Outras ações
Desde que foi fundada em 2009, a ABEMAVI tem promovido ações de solidariedade e cuidado com a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Desde o início da Associação nós temos a missão de realizar trabalhos com a população vulnerável de Juazeiro do Norte nas ações de solidariedade e direitos humanos.” conta Ronildo. 
Além do trabalho com a população em situação de rua, a Associação tem ações de acompanhamento com crianças e adolescentes, pessoas idosas, e com a população LGBT. Entre as ações de solidariedade está a assessoria jurídica gratuita feita por advogadas voluntárias. “Nós ofertamos assessoria jurídica gratuita para as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHIV) e população LGBT através do acolhimento, orientação jurídica e encaminhamentos em casos de denúncias de violações de direitos.” diz Ana Pereira Silva, advogada voluntária da ABEMAVI. 
Ana conta que no período de pandemia há uma demanda de orientação para emissão de documentos pessoais, como RGs, CPFs e Carteiras de Trabalhos. “Estamos orientando, fazendo agendamento nos órgãos responsáveis e fazendo solicitações e acompanhamento das documentações de forma online.” completa.

Serviço
Para saber mais informações sobre como doar para ABEMAVI, pessoas interessadas podem entrar em contato com a associação através do número (88) 99911-5073 (falar com Ronildo). Doações também podem ser feita via PIX através da chave 19.109.482/0001-40. 
 

Edição: Monyse Ravena