Rio Grande do Sul

Vacinação

Com nova remessa, RS vacinará idosos de 65 anos e forças de segurança

Estado deve receber nesta sexta-feira (2) 645.150 doses da vacina contra a covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nova remessa deve chegar ao estado nesta sexta-feira (2) - Divulgação SES

Nesta quinta-feira (1), a Secretaria Estadual de Saúde anunciou que a nova remessa 645.150 doses da vacina contra a covid, programada para chegar ao estado nesta sexta-feira (2), serão destinadas para ampliar a vacinação dos idosos e iniciar a imunização das forças de segurança. Além de uma parte a ser reservada para segunda dose para as pessoas que se imunizaram com as vacinas da Coronavac recebidas nos dias 9 e 17 de março, e da AstraZeneca recebida em 24 de janeiro.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância dos municípios vacinarem durante o feriado de Sexta-feira Santa (2) e no final de semana. “O presente de Páscoa dos vovôs este ano deve ser a vacina no braço. Para isso, esperamos que os municípios deem continuidade à campanha”, afirmou a secretária.

Com a chegada da remessa poderão ser vacinados servidores diretamente envolvidos nas ações do enfrentamento à covid-19, que estejam atuando em funções específicas de apoio às ações da pandemia. São os trabalhadores que fazem atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social. Os demais trabalhadores desse grupo serão vacinados seguindo o atual ordenamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Entraram neste grupo 29 mil trabalhadores da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Numa próxima fase, deverão ser contemplados, ainda, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). 

O RS  recebeu até o momento 2.216.450 doses, das quais 2.149.264 já foram distribuídas aos municípios. Foram aplicadas 69% do total. 

De acordo com a SES, já foram entregues aos municípios gaúchos, até esta quinta-feira (1), vacinas suficientes para vacinar:

- 100% dos idosos institucionalizados;
- 100% pessoas com deficiência institucionalizados;
- 100% dos profissionais de saúde;
- 100% dos povos indígenas;
- 100% dos povos e comunidades tradicionais quilombolas;
- 100% dos idosos de 70 anos ou mais;
- 60% dos idosos com idade entre 65 e 69 anos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira