Ceará

Solidariedade

No Ceará, doações de leite materno estão em baixa durante a pandemia

Bancos de leite de Fortaleza e do interior estão operando com níveis no limite.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |

Ouça o áudio:

Doações de leite humano são serviços essenciais para a manutenção da vida de crianças em leitos de UTIs Neonatais das maternidades. - Foto: Rede Global de Bancos de Leite Humano

Durante a pandemia do novo coronavírus, algumas ações foram tomadas para conter a proliferação viral como, por exemplo, as restrições de circulação de pessoas e limitações de serviços comerciais. Com o avanço da pandemia de covid-19, os bancos de leite das maternidades do estado do Ceará sofreram uma queda no número de doações de leite humano para alimentar bebês nas UTIs Neonatais e Berçários. “A gente sempre precisa de doações e nessa pandemia a gente precisou se reinventar. Então, por mais que a gente esteja na nossa margem de segurança, a gente precisa muito dessas doações de leite para as unidades neonatais”, diz Rosy Denyse Pinheiro, enfermeira do banco de leite humano da maternidade escola Assis Chateaubriant, em Fortaleza. Ela destaca ainda que as doações de leite materno são essenciais para o tratamento de crianças que fazem uso das terapias intensivas, evitando doenças.

Nesse contexto, as doações de leite humano são serviços essenciais para a manutenção da vida de crianças em leitos de UTIs Neonatais das maternidades. Entre os meses de dezembro e fevereiro, há uma baixa sazonal nacional nos níveis de doações, já que as festas de fim de ano e o carnaval são, geralmente, épocas de viagens para famílias e, consequentemente, mães doadoras, porém, com o avanço da pandemia, as UTIs neonatais e berçários precisam manter os níveis de leite materno estáveis para garantir a alimentação dos recém nascidos.

Welinádia Lima, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, realça que a falta do leite materno pode causar complicações na melhora do quadro clínico de recém nascidos em UTIs Neonatais. “A ausência do leite materno causa um retardamento da alta hospitalar. O leite materno não é somente um alimento em UTI, servindo também como leite terapia, visto que o Leite materno tem mais de 200 substâncias essenciais para o desenvolvimento infantil.”

Ato de amor

As doações de leite humano são atos voluntários que contam com a colaboração de mães que doam o excedente da produção de leite materno para os bancos. É o caso da bibliotecária Dávila Feitosa, que faz a doação de leite periodicamente. “A doação de leite materno é um ato de amor, de vida, para proporcionar para as crianças uma alimentação saudável e ideal, pensando que o leite materno é o único e necessário alimento para as crianças de zero a seis meses”. Ela conta que suas duas filhas, Aiyra Maria e Yuna, foram encaminhadas para UTI Neonatal logo após o nascimento por serem prematuras extremas e lá, foi essencial o uso do leite materno do Banco de Leite para o tratamento das meninas. “Fica aqui o apelo para as mães que tenham e que possam fazer essa doação, que procurem as maternidades das suas cidades, se informem e ajudem essas crianças que precisam dessa alimentação para poder se desenvolver, crescer bem, se recuperar de forma eficaz”, conclui Dávila.

Serviço

As mães que estejam dispostas a realizar doações de leite materno para os bancos de leite podem ligar nos seguintes números:

Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateubriant (Fortaleza):(85) 3366-8509

Banco de Leite do Hospital e Maternidade São Lucas (Juazeiro do Norte): (88) 2131-5035

Edição: Francisco Barbosa