Rio Grande do Sul

Combate ao Racismo

Bancada negra divulga nota no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

"Neste 21 de Março lutamos por vacina e auxílio emergencial para a população negra", defende nota das/o vereadoras/o

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nota da bancada negra defende a vida e uma política que garanta vacina e auxílio emergencial para a população negra - Foto: Sílvia Izquierdo

A data do 21 de Março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e homenageia as vítimas do Massacre de Shaperville, ocorrido em Johanesburgo, na África do Sul.

Na mesma data, em 1960, em Gauteng, na África do Sul, no bairro de Shaperville, cerca de 5.000 pessoas faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação. Seguindo o Apartheid, regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994, a polícia sul-africana abriu fogo sobre a multidão desarmada deixando 69 mortos e 186 feridos.

Do trabalho à vacinação, pessoas negras têm oportunidades, acesso e direitos diferentes dos de pessoas brancas. O dia de hoje existe para reforçar a luta pelo fim da discriminação racial no mundo.

Em nota lançada neste domingo (21), a bancada negra na Câmara de Vereadores de Porto Alegre se pronuncia "em defesa da vida e de uma política que garanta vacina e auxílio emergencial para a população negra". Segundo a nota, um levantamento inédito da Agência Pública aponta que a população negra está recebendo duas vezes menos a imunização do que a população branca e que "a mortalidade entre nós, negros e negras, é 10% maior do que entre os brancos".


Matheus Gomes, Bruna Rodrigues, Karen Santos, Laura Sito e Daiana Santos, a primeira bancada negra eleita para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre / Foto: Lucas Leffa

Confira a íntegra da nota:

Neste 21 de Março lutamos por vacina e auxílio emergencial para a população negra

A bancada negra na Câmara de Vereadores de Porto Alegre vem a público neste 21 de Março, Dia Internacional de Combate ao Racismo, se pronunciar em defesa da vida e de uma política que garanta vacina e auxílio emergencial para a população negra.

A política genocida de Jair Bolsonaro está levando o Brasil ao triste quadro de pária internacional. O negacionismo do presidente da República é o principal responsável pela situação desgovernada das mortes no país. Falta construção política, planejamento estratégico, oferta de vacina, alimentação e auxílio emergencial que garanta o tão necessário isolamento social. 

Em Porto Alegre estamos chorando todos os dias por parentes e amigos que estão perdendo a vida. As/os profissionais da saúde estão exaustas/os  e as UTIs lotadas. Mas infelizmente o prefeito Sebastião Melo, apoiador de Bolsonaro, e sua bancada de vereadores, foram até aqui incapazes de lançar mão das medidas decisivas para impedir a transmissão do vírus. 

Não estamos lutando apenas contra o coronavírus, também estamos no combate ao vírus do racismo. Levantamento inédito da Agência Pública aponta que a população negra está recebendo duas vezes menos a imunização do que a população branca e que a mortalidade entre nós, negros e negras, é 10% maior do que entre os brancos. 

Na Câmara estamos lutando para que o conjunto dos vereadores e vereadoras somem esforços exclusivamente para ajudar a população a superar a pandemia. A bancada negra não se conforma em ver os mortos como meras estatísticas. A pandemia tem deixado nossas desigualdades estruturais mais explícitas, de forma que os mais atingidos tem sido a população negra e pobre, que necessitam de políticas públicas urgentes.

Porto Alegre, 21 de Março de 2021

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko