Ceará

Pandemia

Artigo | Médicos lançam nota de apoio a Bolsonaro, ou seria em prol do genocídio?

Eles chamam de equivocada e maldosa a recomendação de ficar em casa, e que nada contribuiu para frear os casos.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A medicina deveria estar sempre a serviço da ciência e vida. - Foto: José Wagner e Tatiana Fortes/GOVCE

Um grupo de médicos do Ceará lançou uma nota de apoio ao presidente Bolsonaro, circulando com mais de 200 nomes, o autointitulado “Manifesto dos médicos cearenses em prol do Brasil” é uma carta de amor ao genocida. 

Tratado como um verdadeiro messias, o texto usa expressões como “o único presidente [...] que derramou o próprio sangue pelo Brasil”, e o chama de patriota e guerreiro. 

Os seguidores fanáticos do bolsonarismo falam de honestidade, mas curiosamente, esqueceram de falar que os 4 filhos dele estão sendo investigados pela Justiça e pela Polícia Federal; falam de decência, mas não citam as dezenas de vezes que Bolsonaro gargalhou sobre os milhares brasileiros mortos pelo coronavírus. 

Quase como uma piada, os que assinam a carta se colocam a favor do uso de máscaras e da vacinação. Terão agora que convencer o próprio Bolsonaro, que mente diariamente sobre, de que suas falas durante toda a pandemia estão erradas.   

Eles chamam de equivocada e maldosa a recomendação de ficar em casa, e que nada contribuiu para frear os casos. Entretanto, o bom uso de medidas restritivas, como lockdown, já está mais que pacificado dentro da ciência, e explica o porquê da China, que eles tanto criticam, ter apenas uma morte na última semana por covid-19, enquanto o Brasil teve 11.691 mortes no mesmo período. 

A ciência não é uma escolha para usá-la apenas quando convém, tampouco para usá-la para encobrir ideologias que estão matando mais de mil pessoas todos os dias. A medicina deveria estar sempre a serviço da ciência e vida, e não para ajudar a cavar 279 mil covas. 

O Código de Ética Médica, em seu artigo 25, proíbe deixar de denunciar prática de tortura ou de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis, praticá-las, ou de ser conivente com quem as realize. Gostaria de saber qual outro nome que não tortura para deixar faltar oxigênio aos hospitais, qual outro nome que não desumano ao que diz “não sou coveiro” sobre as mortes, qual outro nome que não conivente a quem apoia tudo isso. 

Os médicos cearenses mesmo, não são esses, os médicos que estão todos os dias lutando pela vida e chorando pelas mortes, não são esses. Os médicos e as médicas de verdade do Ceará, fortes como nossa terra, gritam Fora Bolsonaro! Todos os dias. 

*Integrante da Rede de Médicos e Médicas Populares no Ceará

**A nota foi divulgada ontem, 16, em matéria do jornal O Povo. Confira a nota aqui.
 

Edição: Francisco Barbosa