Ceará

Saberes

Projeto Desatar Encante apresenta histórias de mulheres negras e indígenas do Ceará

A proposta lançará durante o mês de março uma rádio whatsapp, um mapa sonoro virtual e um livro.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A iniciativa contará um pouco sobre os saberes dos encantados, das ervas, da terra, da água, de medicinas e tecnologias ancestrais. - Foto: Yago Barreto Soares

A partir do dia 17 de março, o projeto Desatar Encante apresentará experiências de mulheres indígenas e negras através de suas falas sobre histórias e sabedorias. A iniciativa, idealizada por Ana Aline Furtado, Francilene Pitaguary e Marciane Tapeba contará um pouco sobre os saberes dos encantados, das ervas, da terra, da água, de medicinas e tecnologias ancestrais. 

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, a proposta lançará durante o mês de março uma rádio whatsapp, um mapa sonoro virtual e um livro, além de realizar rodas de conversa online com convidados. A Rádio WhatsApp contará com 10 episódios, gravados e realizados dentro das comunidades indígenas que as pesquisadoras pertencem: Pitaguary e Tapeba. As gravações serão distribuídas por lista de transmissão via whatsApp respectivamente nos dias 17, 24 e 30 de março, acompanhadas de lives e entrevistas nas redes sociais. Quem não estiver cadastrado na lista, poderá conferir os episódios através de links disponibilizados nas redes sociais do projeto tanto no facebook como no instagram. O site será lançado no dia 30 de março, e reunirá toda a produção feita durante as gravações da rádio, e o processo criativo de desenvolvimento do livro, formando assim, de acordo com as organizadoras, um mapa sonoro virtual.

Finalizando as ações do projeto, também no dia 30, será lançado um livro que trará pesquisas sobre oralidade, registro-criativo do processo e dos saberes, imagens e produções. A publicação, segundo as organizadoras, não é só um registro desses saberes, mas sim um amuleto para a travessia dos tempos. “Uma das ideias que tenho para esse livro é falar sobre a terra, sobre a nossa ligação com a terra. A espiritualidade, a importância do fogo, a importância da história, da resistência da gente para o movimento em si, principalmente a parte feminina, a conexão com esses elementos: a terra, os encantados, a resistência”, afirma Fran Pitaguary. 

Programação Desatar Encante

Episódios da Rádio WhatsApp: Os episódios serão lançados nos dias 17, 24 e 30 de março, nas redes sociais do projeto no facebookinstagram e na lista de transmissão.

Lançamento Site: 30 de março. www.encante.cc

Lançamento do Livro: 30 de março, nas redes sociais do projeto - Participação das Autoras

Edição: Francisco Barbosa