Ceará

Solidariedade

Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra promove doação de sangue no Ceará

A campanha solidária faz parte de ações nacionais de solidariedade promovidas pelas mulheres sem terra

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
A campanha de doação faz parte de um coletivo de iniciativas que buscam promover a solidariedade a nível nacional. - Foto: Acervo Pessoal/Aline Oliveira

Na manhã de hoje, 10, mulheres militantes de mais de 80 organizações do campo popular se uniram para promover ações de solidariedade em todo o país. No Ceará, a ação aconteceu em forma de campanha de doação de sangue. A iniciativa integra as ações nacionais de solidariedade da Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra, que este ano, em memória das vítimas da pandemia do novo coronavírus, traz como lema “Mulheres pela vida semeando resistência, contra a fome e as violências” e tem como objetivo pautar a luta constante pelo acesso universal de toda população brasileira à vacina, a manutenção do auxílio emergencial e em favor da defesa da vida, contra todas as formas de violência.

Embora ainda não se tenham dados consolidados divulgados pelo Ministério da Saúde, estima-se que o volume de doações de sangue em 2020 tenha sido reduzido de 15% a 20%, segundo levantamento de diversos hemocentros realizado pela Agência Brasil. No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), teve redução no volume de coleta, sendo 92.524 doações em 2020 contra 101.066 em 2019. “Para nós do MST, doação de sangue é um ato simbólico muito importante, por isso nós estamos iniciando esse trabalho de solidariedade para com aqueles e aquelas que estão necessitando nesse momento”, destaca Aline Oliveira, jornalista e militante do MST.

A campanha de doação faz parte de um coletivo de iniciativas que buscam promover a solidariedade a nível nacional, integrando à Jornada Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, iniciada em 2019, e às atividades do Centenário de Paulo Freire, comemorado este ano. As campanhas e ações de solidariedade podem ser acompanhadas através das redes sociais do MST Nacional e Ceará. pelo Facebook e Instagram.
 

Edição: Francisco Barbosa