Rio Grande do Sul

Formação

Comissão Pastoral da Terra lança curso de formação de militantes e agentes sociais

Curso será virtual, com nove encontros programados; voltado para lideranças populares, inscrições vão até 7 de março

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curso de formação de militantes e agentes sociais promovido pela CPT-RS será online, e terá a duração de 9 encontros - Reprodução: Romaria da Terra

A Comissão Pastoral da Terra do RS (CPT/RS) está com inscrições abertas para um "Curso de Formação de Militantes e Agentes Sociais". O curso, que será realizado totalmente online entre março e junho, é voltado para a formação de lideranças pastorais, de movimentos sociais e camponeses.

As inscrições são online e gratuitas, neste link, e estão abertas até o dia 7 de março.

Objetivos e metodologia do curso

Segundo a CPT, o curso terá vários objetivos, sendo eles: propiciar um espaço de formação com vistas ao debate de temas relacionados à conjuntura; compreender o que é a mística e a teologia da terra; fundamentos da agroecologia e da reforma agrária; e questões de gênero. Também estão na pauta os temas da 6° Semana Social Brasileira e da Laudato Si, além da apresentação da mística e espiritualidade das Romarias da Terra e da própria Comissão Pastoral da Terra (CPT).

A metodologia dos encontros é baseada no método "Ver, Pensar e Agir", onde o "ver" se apresenta como uma mediação sócio-analítica da realidade, o "julgar" como uma mediação reflexiva e o "agir" como uma mediação prática.

Mais informações podem ser consultadas nos telefones (051) 99991-1668 ou (055)99707-1255, ou através do e-mail [email protected].

Estão programados nove encontros online. Confira as datas e os temas:

09/03/21 - Análise da conjuntura agrária e agrícola

23/03/21 - Mística e Teologia da Terra

13/04/21 - Agroecologia X Agronegócio

27/04/21 - Propostas alternativas de posse e uso da terra

11/05/21 - Ressonâncias e encaminhamentos da 6ª SSB

25/05/21 - Questões de gênero e étnico-raciais

08/06/21 - "Laudato Sì" e a "Economia de Francisco"

15/06/21 - As Romarias da Terra no RS

22/06/21- Mística e espiritualidade da CPT

Sobre a Comissão Pastoral da Terra

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu em junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado em Goiânia (GO). Foi fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira