Paraíba

DESPEJO NA PANDEMIA

Justiça expede ordem de despejo para 145 famílias em favor de construtora, em Bayeux

145 famílias, inclusive muitas crianças, já estão ocupando a área há dois anos em casas de alvenaria, taipa e barracos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto

Um pedido de reintegração de posse foi expedido hoje (24) para os moradores da Rua da Cachoeira, no Mutirão, em Bayeux. As 145 famílias, inclusive com muitas crianças, já estão ocupando a área há dois anos em casas de alvenaria, taipa e barracos de lona.


Moradores fazem protesto em plena pandemia / Foto: Reprodução 

A ordem da Justiça foi entregue no começo da tarde pelos agentes judiciários, acompanhados de três viaturas da polícia. No documento consta que a ordem de despejo é para acontecer em dez dias a partir de hoje, porém, segundo os moradores, a PM ameaçou as famílias, intimidou as pessoas comentando que “já era para passar o trator ainda hoje”.

O pedido de reintegração de posse favorece a construtora Nova Residência e Nova Ltda. que afirma ser proprietária da área, mas segundo averiguações, o local pertence à CEHAP (Companhia Estadual de habitação Popular).


População queima pneus na BR 230, em protesto / Foto: Reprodução

No documento consta que são 10 famílias para serem retiradas, mas na verdade são 145 famílias.

Os moradores, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores por Direitos, estão acionando a Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade, alé da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e a CEHAP.

:: DIREITOS SOCIAIS | Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade é empossada

A Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade é responsável pelo recebimento de denúncias sobre quaisquer ameaças, atentados e atos de violência extrajudicial em conflitos agrários e por desenvolver estudos, projetos e ações coordenadas com vistas a prevenir, combater e erradicar a violência no campo e na cidade.

 

Edição: Maria Franco