Ceará

Artes visuais

Exposição reúne artistas cearenses para discutir corpo, gênero e sexualidade

A programação completa do projeto está disponível no site da exposição, que fica em cartaz até março

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Acometida, 2019, objeto viual da artista Soupixo, integrante da exposição - Reprodução


Desde o dia 1º de fevereiro, é possível conferir a produção de 14 artistas visuais cearenses na exposição virtual “Corpo, Gênero e Sexualidade: Para quê te quero?” organizada pelo Bixórdia – Lab. de CriAção e produzida pela Ungidas Produtora Cultural.

Selecionado pelo Edital Arte Livre: Edital de Criação Artística, realizado pela Secult Ceará e fomentado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural do Ceará, de 2020, o Bixórdia, juntamente com a Ungidas Produtora, abre o calendário de fevereiro com sua primeira exposição virtual coletiva intitulada com direção geral de Wandeállyson Landim e curadoria de Vita da Silva.

Originalmente idealizada enquanto uma mostra física em um espaço de galeria, o projeto foi todo repensado devido aos decretos de isolamento social em vigor durante a pandemia do novo coronavírus, sendo assim a exposição não poderia ser realizada a não ser em um espaço virtual. Além da exposição, fazem parte do projeto falas com as e os artistas participantes, educativo para mediação com o público e a oficina mediada pelo artista visual e arte educador Wellington Soares. É possível encontrar vídeos também da equipe falando sobre os aspectos curatoriais que levaram a exposição e que formataram os processos de mediação.

A programação completa do projeto está disponível no site da exposição, que fica em cartaz até março. No site é possível encontrar ainda o catálogo desenvolvido pelo artista visual e design gráfico Carlos Henrique e o Material Educativo elaborado pelas artistas e arte educadoras Maria Macêdo e Jaqueline Rodrigues, sob a orientação de Wellington Soares.

Segundo a curadora Vita da Silva “a exposição não estabelece compromissos com os limites entre realidade e ficção, uma vez que é difícil dissociá-las. Assim também como não é de seu interesse disseminar uma compreensão única sobre corpo, gênero e sexualidade.”.

Edição: Monyse Ravena