Ceará

Quadra chuvosa

Ceará tem previsão de chuvas abaixo da média para 2021

Dados são de prognóstico produzido pela Funceme

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Início da quadra chuvosa tem baixa de precipitações - Marciel Bezerra

Apesar do bom número de acumulados de chuva por todo o estado, um relatório realizado pela Funceme ao fim do mês de janeiro revelou que houve uma baixa na porcentagem média de precipitações no mês de dezembro, início da quadra chuvosa no estado. Segundo o prognóstico, houve um desvio de -67,2% em relação à média do acumulado de precipitações. O nível observado em dezembro foi de 10,4mm, abaixo da média de 31,6mm, considerada normal. Em janeiro, o desvio foi de -73,5%, também abaixo da média normal de 98,7mm, com apenas 26,1mm observados pelo prognóstico. 
Em live realizada para apresentar o prognóstico, o secretário de recursos hídricos da Funceme, Francisco Teixeira, explicou que de acordo com os dados preliminares, há o risco de chuvas abaixo da média no Ceará, realçando a necessidade de manter os cuidados com o consumo consciente da água. Essa ação é também justificada pelo atual nível de reservatórios hídricos do estado. Com apenas 1, dos 155 açudes monitorados, apresentando volume acima de 90% da sua capacidade.

Esperança
“Ano passado tivemos um inverno bom em quase todo estado. Aqui na região do sertão central tivemos poucos problemas, por falta de chuvas no tempo certo. Acredito que esse ano também possa ser assim” diz Francisco de Paulo Lopes Magalhães, camponês assentado da reforma agrária no Assentamento Antônio Conselheiro, no município de Ocara. As informações da Funceme mostram registros de chuva com mais de 50mm em Ibiapina (115,5mm), Hidrolândia (85mm) e Catunda (58mm). O município de Crateús registrou o maior acúmulo de chuvas do ano, no último dia 17, quando atingiu 200mm de nível de precipitação, segundo a Funceme.  
 

Edição: Monyse Ravena