Rio Grande do Sul

RELIGIOSIDADE

Romaria da Terra de 2022 será lançada em edição virtual na terça-feira de Carnaval

Com a suspensão do evento presencial neste ano, live relembra história das Romarias em preparação para a 44ª edição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Há quatro décadas, o povo da terra celebra suas lutas na Romaria da Terra - Divulgação CPT

Adiada para 2022 por causa da pandemia da covid-19, a 44ª Romaria da Terra, que será realizada pela terceira vez na Diocese de Santa Cruz, em Ilópolis (RS), será lançada neste ano em uma live, na terça-feira de Carnaval (16), que resgatará toda a história das Romarias da Terra no Rio Grande do Sul. O secretário da Comissão Pastoral da Terra no estado (CPT), Luiz Antônio Pazinatto, explicou que o objetivo desta live, que terá a duração de uma hora e meia, será o de manter ligados os romeiros que durante estes anos todos participaram da celebração.

A primeira edição aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1990, em Herveiras, e refletiu o tema “Povo que luta defende a vida”. A segunda foi realizada em 8 de fevereiro de 2005 na Linha Sítio, em Cruzeiro do Sul, e teve como tema “Nossas sementes, nossas raízes, nossa vida”.

A live inicia às 19h, com uma programação especial de resgate histórico das romarias e lançamento da Romaria para 2022. O evento será transmitido pelas redes sociais da Rede Soberania, do Brasil de Fato RS, da Comissão Pastoral da Terra, da Cáritas, da CNBB Sul 3, da Diocese de Santa Cruz do Sul e da Romaria da Terra do RS.


Cartaz de divulgação da live / Reprodução

Uma história de lutas

Sempre nas terças-feiras de carnaval, a Romaria da Terra reúne milhares de participantes que celebram as lutas do povo da terra e refletem sobre seu papel de conservação, sustentabilidade e a produção de alimentos. Reforma agrária, agricultura familiar, a utilização sustentável dos recursos naturais, das águas e o respeito as culturas dos povos originários marcaram as reflexões nas celebrações dessas quatro décadas.


Milhares de pessoas reuniam-se durante o carnaval para celebrar / Divulgação CPT

Na live deste ano, músicas que foram cantadas nesta história, que começou com a celebração sobre a luta pela terra do líder guarani Sepe Tiaraju, serão interpretadas por Antônio Gringo. Falas de diversas personalidades como Dom Orlando Dotti, bispo de Vacaria que durante muitos anos foi o coordenador estadual a Comissão Pastoral da Terra, do ex-governador Olívio Dutra, que anualmente participava da romaria com sua esposa dona Judite, serão apresentadas durante a transmissão, que vai contar com uma trova com a participação do deputado estadual Edgar Pretto.

Em 2022, a 44ª Romaria da Terra está prevista para ocorrer presencialmente no dia 1º de março, no município de Ilópolis, na paróquia Santuário São Paulo Apóstolo. O tema escolhido é Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança. O lema é Irmãs e Irmãos Cuidemos da Mãe Terra.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira