Pernambuco

CULTURA

Cinemas centenários de Pernambuco são tema do CineRua Podcast

O objetivo do programa é resgatar a história e a memória afetiva dos cinemas de rua do estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cine Olinda, que tem sua história contada no podcast, já chegou a ser usado como depósito de açúcar, boliche e alojamento e está fechado há mais de 50 anos - Paulo Souza

Neste mês de fevereiro, o CineRua Podcast traz histórias e curiosidades sobre cinemas de rua dos municípios de Olinda, Arcoverde, Jaboatão e Palmares, três deles são centenários. A cada sábado os ouvintes poderão conhecer detalhes da arquitetura, saber sobre acontecimentos históricos, e também ficar a par do estado atual de cada um dos cinemas retratados nos podcasts. O CineRua Podcast pode ser ouvido no Spotify. As quatro edições de fevereiro fazem parte da série de dez episódios que estão sendo produzidos pelo coletivo CineRuaPe com o objetivo resgatar a história e a memória afetiva dos cinemas de rua do Estado e ampliar a discussão e a conscientização da importância da conservação desses espaços. 

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O resgate histórico feito pelo Coletivo traz a importância destes cinemas para a cultura, os costumes e a política local e mostra o quanto esses espaços são fundamentais para a memória das cidades. O Cine Rio Branco, em Arcoverde, por exemplo, foi palco do movimento emancipacionista que conseguiu desligar o, na época Distrito de Arcoverde, da cidade de Pesqueira, e o Cine Olinda, integrante do conjunto monumental do Sítio Histórico do município, assim como tantos outros cinemas, saiu de uma época áurea para a decadência e chegou a ser usado como depósito de açúcar, boliche e alojamento, estando fechado há mais de 50 anos. Cada um com sua memória, os cinemas de rua contam a história das cidades. 

Além do resgate histórico, entrevistas com representantes da cultura local trazem muita informação e fomentam a discussão sobre a importância da preservação e da manutenção desses espaços. No primeiro episódio que foi ao ar, sobre o Cine Olinda, Mia Aragão, neta da artista plástica Iza do Amparo, pesquisadora e integrante do Ocupe Cine Olinda fala sobre as ocupações que aconteceram recentemente e das projeções futuras do cinema. Tanto para moradores, quanto para turistas e curiosos, as edições do CineRua Podcast podem ser um mergulho na história e na cultura pernambucana.

Coletivo CineRuaPe

Fundado em novembro de 2015, durante a programação do VIII Janela Internacional de Cinema, o Movimento CineRuaPE, hoje coletivo CineRuaPe, tem o intuito de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua restantes do Estado de Pernambuco, a fim de propor a criação de um circuito independente de salas de cinema de rua. Atualmente o Coletivo CineRuaPE é formado por 10 mulheres, entre pesquisadoras, arquitetas, produtoras, curadoras, cineclubistas, jornalistas e publicitária. O movimento discute estratégias relacionadas ao registro, preservação e à busca de informações sobre linhas de financiamento para atualização tecnológica das poucas salas de rua que restam no estado, tendo em vista a radical mudança nos padrões de produção e exibição audiovisual ocorridos mundialmente nos últimos anos.

Edição: Vanessa Gonzaga