Mobilização

MST lança aplicativo para mapear plantio de árvores pelo Brasil

“Arvoredo” está ligado ao plano nacional de plantação de 100 milhões de árvores pelos próximos 10 anos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store e na Apple Store - Comunicação MST

Com o objetivo de mapear as ações de plantio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio do plano nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, o movimento lançou o aplicativo Arvoredo, pelo qual é possível registrar o plantio de uma das 100 milhões de árvores a serem plantadas nos próximos dez anos de acordo com as diretrizes do plano.  

Segundo Bárbara Loureiro, uma das responsáveis pela campanha, a ferramenta possibilitará maior interação entre os assentamentos. 

::MST completa 37 anos e mostra a força da agricultura familiar durante a pandemia::

“O aplicativo tem esse intuito de acompanhar o plantio de árvores em todo o país e, como a gente consegue acompanhar, sistematizar o que está sendo feito em cada estado, trocar esse intercâmbio”, afirma Loureiro. 

Nesse sentido, o aplicativo também tem a função de mostrar qual é a produção de cada território sem terra dentro da reforma agrária popular, o maior objetivo do MST.

“Quando a gente diz que nossa missão é produzir alimento saudável e cuidar dos meios comuns, a gente quer mostrar na prática como cada território nosso está envolvido", ressalta Loureiro.

"O aplicativo vem nesse intuito de ampliar estado por estado e poder mostrar como em cada território a vida tem sido transformada a partir desse trabalho, da produção agroecológica, dos cuidados com os bens comuns. Mais do que só números, o aplicativo mostra que muita ação tem sido feita em cada assentamento." 

Inicialmente, o aplicativo Arvoredo tem sido destinado ao público sem terra, famílias acampadas e assentadas. “Mas a ideia é que a gente tenha novas versões, podendo ampliar esse público para que todo mundo possa acessar", conclui Loureiro.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store e na Apple Store.

Edição: Leandro Melito