Paraná

Futebol

No futebol, 2020 acaba em março

Se nada mais acontecer até lá, temporada será encerrada com final da Copa do Brasil

Paraná |
O campeonato 2021 começará em 3 de março, antes de ter o campeão de 2020. - César Greco

A temporada de 2020 será lembrada, no futebol do Brasil, como o ano que só acabou em março de 2021. Mais exatamente no dia 7, quando acontece a segunda partida da final entre Palmeiras e Grêmio pela Copa do Brasil. Pouco antes, acabará o Brasileirão da série A, com todos os jogos da rodada final marcados para a quinta-feira, 25 de fevereiro. O que causa alguns problemas. No dia 28, no primeiro final de semana depois de saber quem levou o título, já começam os campeonatos estaduais. 

E as fases preliminares da Libertadores são a partir de 17/2. Sorte que os brasileiros não participam da primeira rodada, quando não estarão definidos, provavelmente, os times que herdarão as vagas finais. Mas quem ganhar as duas vagas já terá de entrar em campo, provavelmente, em 3 de março. Os mais bem colocados, que entram na fase de grupos, começarão a jogar “apenas” na terceira semana de abril. 

Mas é na Copa do Brasil que acontecerá o fato mais “engraçado”. O campeonato 2021 começará em 3 de março, antes de ter o campeão de 2020. E terá novidades. Haverá uma fase a menos, os times classificados para a Libertadores e outros de torneios regionais e o campeão da série B, que entravam nas oitavas-de-final, agora começarão na terceira fase. Serão 12 times que se juntarão a 20 classificados das fases anteriores. Essas equipes serão definidas dependendo do número de vagas que os brasileiros podem ter na Libertadores, que podem ser de 7 a 9. Confuso? Parece, mas não se esqueça que esse planejamento ainda depende do que ocorrerá com a pandemia, num país ainda sem vacina para todos. 

 

Edição: Ana Carolina Caldas