Sintonize

Direito à terra: literatura, conquista e cobranças marcam o programa Bem Viver

Entrevista com escritor e nota do MST estão entre pautas que destacam direitos para a população brasileira

Ouça o áudio:

Direito à terra e ao território está associado aos temas de produção de alimentos saudáveis e conservação da biodiversidade, dentre outros - Arquivo MST
É uma declaração de amor à terra que me foi transmitida diversas vezes

A luta pelo direito à terra e ao território adentrou o Bem Viver desta sexta-feira (5) entre anúncios, cobranças e reflexões. 

Para o programa, o destaque é o reconhecimento do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no município de Cavalcante (GO), como o primeiro Territórios e Áreas Conservadas por Comunidades Indígenas e Locais (TICCA) do Brasil.

O título global dos Kalunga foi apresentado pelo Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) na última quarta-feira (3). A medida fortalece a luta pelo direito ao território para o povo quilombola. 

:: Atingidos recorrerão ao STF para questionar acordo entre Vale e Governo de Minas ::

A edição também compartilha uma entrevista com o escritor Itamar Vieira Júnior. O mote da conversa é o romance Torto Arado, obra que ganhou os prêmios Jabuti e Oceanos, ambos em 2020, além do Leya, em 2018.   

A entrevista adentrou temas como luta pela terra, memória e ancestralidade. Autor do romance também falou que o fato de ser servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ajudou a mesclar as histórias de experiência de vida para as páginas da obra.  

"Embora Torto Arado seja uma história ficcional, se passe em uma localidade ficcional, muito do que aparece no romance, eu aprendi de fato com esses trabalhadores. Tudo que diz respeito à terra, ao ciclo do trabalho, do plantio e da colheita é uma declaração de amor à terra que me foi transmitida diversas vezes pelos trabalhadores e trabalhadoras da terra", analisa o escritor e geógrafo.     

:: Negro Muro: projeto faz grafitagem de pessoas pretas em muros do Rio de Janeiro ::

Ainda na pauta do direito à terra e ao território, o Bem Viver destaca a nota do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que afirma que o governo Bolsonaro mentiu sobre o número de famílias assentadas no país no ano passado.

O MST rebateu um anúncio do governo federal de que 3800 famílias teriam sido assentadas em 2020. Além de confirmar que o número seria abaixo do necessário para o país, o Movimento informou que esse dado é referente a famílias que já estavam assentadas antes do ano passado. Em 2020, de acordo com o MST. houve apenas uma confirmação do processo. 

Covid-19

O Bem Viver repercute o anúncio de que turistas em Cuba serão convidados a se vacinarem contra a covid-19 com imunizantes desenvolvidos na ilha. A declaração foi feita pelo diretor do Instituto Finlay de Vacinas de Havana (FIV), Vicente Vérez. 

:: Vacinação deve ser ponto de atrito entre Bolsonaro e Congresso: "Vai ter confronto" ::

Em vídeo que ganhou ampla repercussão no Twitter nesta semana, Vérez declarou que mais de cem milhões de doses da vacina Soberana 2, a mais avançada nos estudos clínicos, serão produzidas em 2020.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Edição: Daniel Lamir