Defesa da vida

Programa Bem Viver discute as relações entre saúde e direitos no Brasil e no mundo

Edição destaca a covid-19 em manifestações populares, análise de especialistas e dados da pandemia pelo mundo

Ouça o áudio:

Manifestações pelo impeachment neste domingo (31) de Jair Bolsonaro (sem partido) criticaram a omissão do governo federal diante da pandemia de covid-19 - Ricardo Stuckert
quem controla melhor a pandemia e protege mais a vida dos seus cidadãos se sai melhor

O programa Bem Viver desta segunda-feira (1º) apresenta dados e opiniões sobre os desafios para efetivação massiva do direito à saúde neste período de pandemia. Além de boletim sobre as manifestações pelo impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), a edição traz análise da pandemia pelo mundo e da postura do Brasil em 2010 diante da pandemia de H1N1.   

No boletim de atualização de dados da covid-19, a repórter Lu Sudré traz um panorama das carreatas e bicicletaços que pediram neste domingo (31) o fim do governo Bolsonaro. Entre as pautas de manifestações, que aconteceram em 26 cidades brasileira, estão a cobrança por vacinação de toda a população e críticas a forma do governo federal lidar com a pandemia. 

Leia também: Em carta, MST defende a vida dos brasileiros e pede saída imediata de Bolsonaro 

O programa também questiona o falso dilema de "salvar vidas ou salvar a economia?" utilizado ao analisar os onze meses de propagação do coronavírus no Brasil. O professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Guilherme Mello, lembrou que a China, que ostenta a menor taxa de mortes por covid-19 entre os países com mais de 100 milhões de habitantes, ao mesmo tempo de apresentar uma recuperação econômica mais consistente que qualquer nação emergente ou desenvolvida. Por outro lado, países como o Brasil e os Estados Unidos, que lideram o ranking mundial de óbitos, se deparam com o aumento da pobreza e do desemprego e a diminuição no nível de consumo das famílias.

Leia também: Vacina, Cloroquina e Manaus: os crimes do presidente nos 64 pedidos de impeachment

“Já havia estudos antigos, sobre a gripe espanhola, que mostravam essa mesma relação: quem controla melhor a pandemia e protege mais a vida dos seus cidadãos se sai melhor, do ponto de vista econômico. Porque perde menos gente, menos força de trabalho, potencial produtivo, e consegue mais rapidamente reorganizar suas relações econômicas”, pontua Guilherme Mello.

Leia também: Juristas oferecem denúncia contra Bolsonaro à PGR por crime contra a saúde pública 

Ainda na pauta da saúde como direito, o Bem Viver entrevistou o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele estava no Ministério da Saúde em 2010, época da pandemia de H1N1. Na conversa, Temporão analisou a experiência enfrentar uma pandemia, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e a omissão do atual governo federal diante do coronavírus. 

Diversidade

A edição também apresenta os cantos e danças Parixara dos povos Makuxi e Wapichana de Roraima. O ritual é passado de geração em geração, envolvendo oração de agradecimento à terra, aos alimentos, aos animais, à natureza como um todo e à união. 

“O Parixara se tornou um nome genérico para muitas músicas e danças, tanto Makuxi como Wapichana, que são praticadas há séculos por esses povos. Eu falo há séculos porque a gente tem referências e a gente tem uma memória ancestral dessas práticas. Entre os Makuxi, por exemplo, há também os Tukui, os Marapa, os Areruia, os Eremukon, os Simidin”, explica Ananda Machado, coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas de Roraima.

:: Bem Viver estreia na TV com conteúdos sobre agroecologia e alimentação saudável ::

O Bem Viver ainda pauta o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado no mês de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O documento espelha obstáculos e ressalta a vantagem dos homens brancos sobre os demais grupos populacionais.

O levantamento aponta uma maior distância entre os rendimentos dos homens brancos, quando comparados aos das mulheres pretas ou pardas, que recebem 44,4% menos do que eles.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir