Rio Grande do Sul

Cultura

Cinema antirracista: Projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” realiza aula aberta 

Com a temática “Descolonização do Olhar para um Cinema Antirracista”, aula virtual será no dia 1º de fevereiro, às 19h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto celebra o legado de um dos primeiros diretores negros de cinema do Brasil - Reprodução

Com a temática “Descolonização do Olhar para um Cinema Antirracista”, a jornalista e professora Rosane Borges inaugura o cronograma de atividades do Curso de Cinema Documental Odilon Lopez. A aula inaugural será aberta à comunidade e ocorrerá no dia 1º de fevereiro, em formato online, a partir das 19h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site: www.macumbalab.com.br

A atividade marca a primeira etapa do projeto “Odilon Lopez – 50 Anos”, que celebra o legado de um dos primeiros diretores negros de cinema do Brasil. O Curso de Cinema Documental Odilon Lopez é intencionalmente voltado para capacitação de jovens negros, negras, de periferias e quilombos do Rio Grande do Sul.

Durante as aulas, que seguirão até o mês de abril, as disciplinas abordarão História Afrocentrada do Cinema, roteiro, produção, direção e edição de documentário. Ao final dos encontros, os participantes realizarão um minidocumentário autoral.

Realizado pelo Coletivo Macumba Lab e Reina Produções, o projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” é um dos contemplados na Lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020).

A iniciativa também realizará um curta-documentário sobre a vida e obra de Odilon Lopez, com a participação de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho.

O material será gravado e produzido inteiramente com profissionais negros e negras do cinema do Rio Grande do Sul.

Para mais informações, acesse www.macumbalab.com.br e o Instagram @odilonlopez50.


Rosane Borges / Divulgação

Sobre Rosane Borges

Rosane Borges é jornalista, pós-doutorada em Ciências da Comunicação, professora e autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e Racismo (2012) e Esboços de um tempo presente (2016).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko