Rio Grande do Sul

Educação

Reitor escolhido pela comunidade acadêmica da FURG tomou posse em Brasília

Ao contrário do que ocorreu na UFRGS e na UFPEL, nomeação respeitou o processo democrático da instituição de ensino

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Professor Danilo Giroldo assumirá como novo Reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) - Divulgação

Na próxima terça-feira (26) ocorrerá a cerimônia de transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). A agora ex-reitora, Cleuza Maria Sobral Dias, passará o cargo para o professor, e ex-vice-reitor Danilo Giroldo. A cerimônia contará com público restrito e distanciamento, anuncia a universidade, em função das medidas de segurança referentes à pandemia. Na quarta-feira (20), o professor tomou posse oficial em Brasília.

O professor Danilo foi o vencedor da eleição realizada entre a comunidade acadêmica. Ao contrário dos casos de intervenção federal na escolha de reitores de universidades federais, como foi o caso da UFPel e da UFRGS, a nomeação do escolhido pela comunidade respeita o processo democrático interno das instituições de ensino.

Em Brasília

Danilo esteve presente no edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), para a posse oficial. Na oportunidade, o novo reitor da FURG foi empossado ao lado de Isabela Fernandes Andrade e Ana Beatriz de Oliveira, respectivamente, os nomes indicados pelo presidente da República para o cargo máximo de gestão das universidades federais de Pelotas (UFPel) e São Carlos (UFSCar).

“Me sinto muito honrado em tomar posse como reitor da FURG. É uma grande responsabilidade dar continuidade à gestão exitosa e brilhante da professora Cleuza, e o farei com muito respeito e dedicação”, destacou Danilo. A ex-reitora da FURG, Cleuza Dias também esteve presente, acompanhando Danilo.

Em Rio Grande

A cerimônia de transmissão do cargo de reitor, na FURG, acontece nesta terça-feira (26), a partir das 18h e contará com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no Youtube. Na ocasião, além da transmissão do cargo máximo de gestão da instituição, o novo reitor empossará o professor Renato Duro Dias para o cargo de vice-reitor; além dos novos pró-reitores e a chefe de gabinete.

Visando a manutenção de um ambiente controlado e de acordo com as medidas preventivas à transmissão da covid-19, a posse dos Diretores de Unidades Acadêmicas e Administrativas ocorrerá em gabinete, nos dias 27 e 28 de janeiro.

Danilo Giroldo: conheça o novo reitor da FURG

Professor e pesquisador da universidade desde 2004, Danilo é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma Universidade, instituição na qual também desenvolveu seus estudos de pós-doutorado.

Como professor, atuou nos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado. Na pós-graduação, atua como colaborador no Programa de Biologia de Ambientes Aquáticos. Sua experiência administrativa inicia como chefe do departamento acadêmico, passando a diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Foi, ainda, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul; e representante da Região Sul do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Andifes.

Entre 2013 e 2020, Danilo Giroldo atuou ao lado da agora ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias como vice-reitor, desenvolvendo diversas pautas, como o Sistema de Gestão Ambiental da FURG (SGA), sendo atualmente o presidente do Comitê Diretor da sigla, processo que promoveu importantes avanços como a obtenção das Licenças Ambientais em todos os campi e espaços da FURG, o aprimoramento da gestão de resíduos e a adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Outras pautas importantes nas quais destacam-se sua importante atuação são: a criação e gestão do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec); a coordenação das discussões que levaram à criação da Incubadora de Base Tecnológica da FURG (Innovatio); e sua contribuição na elaboração da Política de Inovação e Tecnociência Solidária, a qual instituiu o Sistema Institucional de Inovação e Tecnociência Solidária da FURG.

Mais recentemente, destacam-se suas ações em relação ao desenvolvimento territorial, nas quais apoiou e participou da estruturação de Arranjos Produtivos Locais na região Sul do Estado, especialmente na estruturação e gestão do atual Arranjo Produtivo Local Marítimo. Desde 2020, em meio ao cenário pandêmico, Danilo preside o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid19) da FURG, bem como compõe o quadro de membros do Comitê Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus (Covid-19), da cidade do Rio Grande.

*Com informações da assessoria de imprensa da FURG


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Katia Marko