Rio Grande do Sul

Vacinação

Chega ao Rio Grande do Sul as primeiras 300 mil doses da vacina

Primeira pessoa a ser imunizada no estado será uma profissional da saúde, e deverá receber a dose no final da tarde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
De acordo com o governador do estado a vacinação tem início nesta segunda-feira (18) - Divulgação/Governo RS

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (18) que o processo de imunização no estado terá início ainda hoje. Das 6 milhões de doses que vão aos estados para o início da imunização, 341 mil chegarão ao estado e serão distribuídas para as 18 regiões de saúde. As doses são da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac, e serão destinadas para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dos grupos prioritários no estado.

De acordo com o governo do estado, a primeira pessoa a receber a vacina no Estado será uma mulher, técnica de enfermagem, que está na linha de frente contra a covid-19 no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O nome foi definido pela equipe da Secretaria da Saúde em parceria com os hospitais. A imunização será hoje (18) por volta das 21h. A cerimônia da vacinação assim como a coletiva de imprensa poderá ser acompanhada pelos perfis oficiais do governo do Estado no Youtube (youtube.com/governodors) e Facebook (facebook.com/GovernoDoRS).

“Será um ato simbólico, uma forma de reconhecimento a todas as pessoas que estão há meses se arriscando para salvar vidas. Mas o importante é que já começaremos a vacinação com um grande volume, são mais de 340 mil doses no RS, o que garantirá a imunização de uma grande parte da rede hospitalar, das pessoas que estão mais expostas ao vírus, e em curto espaço de tempo”, pontuou Leite, destacando que a vacina é a solução para permitir que as pessoas estejam mais tranquilas para conviverem, se encontrarem e poderem circular, também para retomarmos a economia e, evidentemente, preservarmos vidas. 

Segundo o Executivo estadual a expectativa é de que novas doses cheguem ao país nos próximos dias, além de contar com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a vacina envasada no Brasil seja incorporada ao PNI.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Leite afirmou que o governo federal prevê vacinar até 1 milhão de pessoas por dia, em breve, mas sem precisar uma data para que a imunização chegue a este patamar. “A prioridade de vacinação, além dos profissionais de saúde, é para indígenas e idosos abrigados em asilos e com mais de 75 anos. Também pretendemos antecipar a imunização dos profissionais de educação. Queremos o quanto antes voltar às aulas de forma presencial”, ressaltou o governador.

Por sua vez, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em entrevista ao Jornal do Comércio, salientou que o ano de 2021 será o ano da vacina. “A imunização significa a possibilidade concreta de proteger as pessoas contra o vírus. A vacina vai significar salvar vidas e ocupar menos leitos de UTI”. 

Ela também frisou que não basta a vacina, uma vez que nem toda a população será vacinada. Segundo Arita, a estimativa é de vacinar 4,5 milhões de pessoas. “Até meados do ano, pretendemos alcançar um terço da população, se recebermos as doses suficientes. Como muitas pessoas não serão vacinadas, até porque não tem imunizante testado para crianças e gestantes, por exemplo, é preciso manter os cuidados até porque o vírus vai continuar circulando, a exemplo do que temos com o Influenza (gripe A). O uso de máscara, álcool em gel e lavar as mãos com frequência ficarão por muito tempo”, frisou.

O estado tem, até o momento, 506.885 pessoas que já foram infectadas com o novo coronavírus, Destes 23.873 são de profissionais de saúde, 23.443 pessoas com idade entre 70 a 79 anos, 12.399 com mais de 80 anos e 1.497 indígenas. A covid-19 já vitimou mais de 9 mil gaúchos. 

*Com informações do governo do estado, Rádio Gaúcha e Jornal do Comércio 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko