Ceará

Vacina

Auxiliar de enfermagem e indígena estão entre os primeiros vacinados no Ceará

Em Fortaleza, profissionais da saúde são prioridades na vacinação contra a covid-19

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O agendamento poderá ser feito através do aplicativo “Mais Saúde Fortaleza” ou pelo site “Vacine Já”. - Foto: José Wagner

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) fez pronunciamento sobre a chegada da vacina contra a covid-19 e sobre o plano de vacinação dessa primeira fase ao lado da secretária municipal de saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, em transmissão ao vivo realizada na tarde de hoje (18), nas redes sociais. O Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 está dividido em quatro fases. De acordo com Ana Estela, a população estimada comtemplada nas quatro fases é de 732.918 pessoas que são classificadas como prioritárias, que são as de maior risco de serem acometidas pela doença.

Ana Estela explica que essa primeira fase de vacinação comtempla pessoas com 70 anos ou mais institucionalizadas, deficientes acima de 18 anos institucionalizadas, e os trabalhadores dessas instituições, mas como Fortaleza receberá 80 mil doses ainda hoje, como informou Sarto, essa primeira leva de vacina será priorizada para os profissionais de saúde, que estão na linha de frente de combate ao coronavírus. “Como a gente tem essa perspectiva de nessa fase primeira, como o prefeito Sarto disse, que nós teremos em média 40 mil pessoas que poderão ser vacinadas e a gente tem um público aqui, só de profissionais de saúde de 109 mil pessoas, nós vamos vacinar os que estão institucionalizados e elegemos, exatamente, desses profissionais de saúde para serem os primeiros, os que estão na linha de frente do enfrentamento direto e, por tanto, estão sobre maior risco de contraírem a doença”, explica Estela. Vale lembrar que a vacina é aplica em duas doses, o que significa que Fortaleza terá, nesse primeiro momento, 40 mil pessoas vacinadas contra a covid-19.

De acordo com a secretária de saúde do município, o plano municipal tem como objetivo estabelecer exatamente as diretrizes, as ações e estratégias para operacionalizar essa vacina no município de Fortaleza. “O que a gente espera com esse plano é que a gente possa alcançar a cobertura vacinal dos grupos prioritários à medida que a gente vá recebendo essas doses do ministério da saúde”.

Nesse primeiro momento, os profissionais de saúde serão vacinados nos locais de trabalhos, posteriormente, Estela explica que as pessoas institucionalizadas e uma população indígena muito pequena aqui em Fortaleza serão vacinadas in loco, nos locais onde elas estão. Os idosos acima de 75 anos serão vacinados em domicílio, e os trabalhadores da saúde em seus locais de trabalho. “Essa fase inicial que contempla os trabalhadores, a gente vai nos locais, nos plantões das UTIs, nas enfermarias de covid, manhã, tarde e noite, vacinando as equipes que estão nesse enfrentamento direto”.

Para os próximos lotes, ainda dentro da primeira fase, que estão os idosos acima de 75 anos, Estela informa que vai ser preciso fazer agendamento para a realização da vacina. O agendamento poderá ser feito através do aplicativo “Mais Saúde Fortaleza” ou pelo site “Vacine Já”, que é o site que foi utilizado no ano passado para aplicar a vacina da Influenza. O aplicativo, que terá a janela “Vacine já covid-19” ficará pronto até a próxima semana, segundo a secretária.

Maria Silvana Souza, de 51 anos é a primeira cearense a tomar vacina contra covid-19

A primeira cearense a receber a vacina foi Maria Silvana Souza, 51 anos, técnica em enfermagem. Emocionada, e recebida com gritos e aplausos, ao ser vacinada disse. “Não tenham medo de se vacinar. De jeito nenhum”. Na ocasião, o governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT), agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente. A cerimonia simbólica de vacinação aconteceu no Hospital Leonardo Da Vinci. Também foram vacinadas, Maria de Jesus, 56, auxiliar de serviços gerais; Francisco Adailton Alencar, 55, médico intensivista; Cristine Aparecida, 39, fisioterapeuta; Regiane Sousa, 34, enfermeira; Dourado Tapeba, 59, liderança indígena do Polo Caucaia

Edição: Monyse Ravena