Regras

Enem 2020: veja o que levar no dia da prova

BdF traz uma relação do que os candidatos devem levar para os dias do exame, que começa neste domingo (17)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Só será permitida a entrada nas dependências utilizadas para o Enem com o uso de máscaras - Arquivo/Agência Brasil

A primeira prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre no próximo domingo (17). A segunda prova será realizada na outra semana, no dia 24 de janeiro. Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O fechamento dos portões será feito às 13h, para dar início ao exame às 13h30. O término será às 19h no primeiro dia; e às 18h30, no segundo. Serão cobradas questões sobre Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e, na próxima semana, Ciências Humanas e Matemática.

Leia maisEnem em plena pandemia: estudantes relatam receios e preocupações

O que levar para a prova?

O candidato que participar do exame deve ter em mãos caneta esferográfica transparente de tinta preta. O recomendado é levar duas canetas, caso uma delas não funcione na hora. 

É obrigatória a apresentação de um documento oficial de identidade. Sem o documento, o candidato não poderá realizar a prova. São aceitos RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social. Em caso de extravio ou roubo de documentos, deve ser apresentado um Boletim de Ocorrência emitido há 90 dias antes da prova, no máximo. 

::“Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido::

Também é recomendado levar o Cartão de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Nele, é possível visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, não há risco de se perder ou se atrasar para a prova.

O que você não pode levar?

Não é permitido entrar na sala de aplicação do exame com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua ou corretivo, livros e anotações ou qualquer dispositivo eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, pen drive, gravadores, relógios, fones de ouvido e afins. Também está proibida a entrada com óculos escuros e artigos de chapelaria, como chapéu, boné e similares. 

Todos os objetos deverão ser colocados em um envelope opaco, disponibilizado pela organização do exame, que deve ser lacrado durante a prova. Quanto aos aparelhos eletrônicos, os estudantes devem desligar, retirar a bateria e também guardar nos envelopes. 

::Com provas nos dias 17 e 24, Enem escancara desigualdade no ensino e abandono do MEC::

Medidas de prevenção à covid-19

Só será permitida a entrada nas dependências utilizadas para o Enem com o uso de máscaras, permanecendo assim durante toda a realização do exame. O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, prevê que a proteção facial deve cobrir o nariz e a boca. Caso isso não ocorra, o participante pode ser eliminado. 

A máscara só poderá ser retirada para a identificação dos participantes para a ingestão de alimentos e líquidos. Toda vez que isso ocorrer, os estudantes não devem tocar na parte frontal da máscara, além de sempre, em seguida, higienizar as mãos com álcool. 

::A dois meses das provas, materiais de apoio do Enem são disponibilizados pelo Inep::

Segundo o Inep, também haverá o distanciamento social entre as cadeiras, seguindo as medidas de contenção do vírus. 

Aqueles que forem diagnosticados com a doença ou apresentarem sintomas até a realização do exame devem comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161. Todos poderão participar da reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Edição: Daniel Lamir