Pernambuco

Cultura

Vivência “Dramaturgia dos Orixás” está com inscrições abertas

A proposta é de uma imersão na cultura afrobrasileira e nas religiões de matriz africana.

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta é conferir aos pesquisadores novos horizontes para a criação cênica. - Lana Lancet/Divulgação

A atriz, diretora e pesquisadora de teatro Agrinez Melo realiza uma vivência a partir da demonstração da sua pesquisa "dramaturgia dos orixás: possibilidades de novas narrativas para um corpo negro em cena" nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. A proposta é de uma imersão na cultura afrobrasileira e nas religiões de matriz africana.

A proposta é conferir aos pesquisadores novos horizontes para a criação cênica. O imaginário de orixás como Xangô, Ogum, Iemanjá e Iansã; e de figuras como pretos velhos, pombagiras e caboclos. A pesquisa tem o objetivo de abrir espaço para marginalizadas expressões religiosas, como candomblé, umbanda e jurema, e oferece um rico arcabouço para dispositivos cênicos.

A demonstração é incentivada pela lei Aldir Blanc em Pernambuco e dispõe de 15 vagas para artistas, pesquisadores cênicos e público em geral interessado em conhecer e vivenciar a técnica de forma gratuita e virtual através do youtube e do google meet. Haverá certificado para os participantes e as inscrições serão feitas através do e-mail “[email protected]”.
 

Edição: Monyse Ravena