Ceará

Terceira edição

Festival de Artes Visuais “Ponte entre Nortes” conecta artistas do Ceará e Piauí

A programação contará com exposições virtual, oficinas, seminários, debates, mostras de vídeos e atividades pedagógicas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Performance '(des)Ordem e re(Pro)gresso' de Lívio na Praça do Ferreira, durante o Festival Imaginários Urbanos de 2018 - Williana Silva

Entre os dias 18 e 20 de dezembro acontecerão as atividades do III Festival de Artes Visuais Arte Entre Nortes, com uma vasta programação online, devido a pandemia, que contará com artistas do Ceará e do Piauí. A programação contará com exposições virtual, oficinas, seminários, debates, mostras de vídeos, atividades pedagógicas voltadas para o fomento das artes visuais, bem como a divulgação do trabalho dos artistas participantes. A exposição virtual apresentará trabalhos de 24 artistas dos dois estados e tem curadoria e crítica de Guga Carvalho (PI), Jacqueline Medeiros (CE) e Regina Raick (CE).

O Festival tem o objetivo de promover o encontro e a troca de experiências entre artistas visuais, pesquisadores, críticos e curadores do Ceará e Piauí. O intercâmbio acionado pela iniciativa parte de uma necessidade de aproximar os dois estados de modo que seus participantes possam conhecer e partilhar entre si suas poéticas, anseios e percepções, considerando as distintas realidades das quais se encontram inseridos.

O Festival possibilitará o aprimoramento e a aproximação dos artistas, críticos, galeristas e curadores envolvidos, também como a formação de público voltado para as artes de linguagem visual dentro das regiões. O evento tem como público alvo os artistas visuais, estudantes, arte-educadores, gestores culturais, educadores de museus, representantes de centros culturais, além de pessoas no geral que se interessam pelo assunto. 

Devido as condições sanitárias em que nos encontramos o evento ocorrerá integralmente de forma virtual em diversas plataformas - instagram, facebook, google meet e no  site do Festival.

Artistas convidados
Piauí: Ariane Silveira, Aretusa Bispo, Alana Santo, Érico Ferry, Fatima Peixoto, Mateus Sérvio, Rosa Prado, Neza Nobrega (PI/CE) e Phillip Marinho.

Ceará: Alex Mello, Anderson Morais, Beijamim Aragão, Bruno Inabilis, Felipe Negreiros, Lívio, Lucas Araújo, Roney Souza, Victor Alburquerque, John Hebert, Tiaggo Gomes, Valessa Santos, Tiago Marque, Davi Angelo e Márcio Tibúrcio.

Para acessar a programação completa e acompanhar as atividades basta acessar as redes sociais e o site do evento.
 

Edição: Monyse Ravena