PSG x Istambul

"Uma grande mancha para a Romênia", diz ministro local sobre racismo na Champions

Ionut Stroe, ministro do Esporte, pediu punição ao conterrâneo Sebastien Colțescu, quarto árbitro que ofendeu camaronês

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Os jogadores Demba Ba (de verde), do Istanbul, e Neymar e Mbappé, do PSG, decidiram deixar o campo após fala racista - FRANCK FIFE / AFP

O ministro do Esporte da Romênia, Ionut Stroe, condenou nesta quarta-feira (9) a fala racista proferida no dia anterior por seu conterrâneo Sebastien Colțescu, quarto árbitro na partida entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, pela Liga dos Campeões, a Champions League, e disse que se trata de uma mancha para o país.

“Eu fortemente condeno qualquer comentário que possa ser interpretado como racista, xenofóbico ou discriminatório. Peço desculpas em nome do esporte da Romênia por esse infeliz incidente, que não nos representa. É uma grande mancha para a Romênia e a arbitragem do país”, afirmou o ministro à DigiTv.

Veja como foiJogadores abandonam campo após ofensa racista de quarto árbitro na Liga dos Campeões

Colțescu atacou o ex-jogador camaronês Pierre Webó, membro da comissão técnica do time turco, durante um tumulto por um lance de jogo. Após um cartão amarelo, o quarto árbitro chamou o juiz principal da partida e pediu punição a Webó, da seguinte maneira:

"Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim", afirmou Coltescu, ao se referir ao camaronês.

Após a fala, os jogadores, liderados pelo atacante senegalês Demba Ba, decidiram abandonar a partida e ir para os vestiários. Os atacantes Neymar e Mbappé, figuras mais famosas do Paris Saint-Germain, fizeram coro ao protesto e também desistiram de jogar.

Leia maisMarcas do racismo: os traumas que ficam

O jogo foi remarcado para esta quarta, às 14h55 (de Brasília), com outra equipe de arbitragem. O confronto será retomado a partir dos 13 minutos do primeiro tempo, momento em que a confusão começou.

Para o ministro da Romênia, o quarto árbitro deve ser duramente punido para que não haja “um escândalo diplomático”.

"O esporte é sobre algo completamente distinto, trabalho, ambição, jogo limpo. Espero que não cheguemos a um escândalo diplomático. Essa expressão infeliz sofrerá sanções", disse Stroe.

Edição: Rodrigo Durão Coelho