Ceará

Religiosidade

Padre Cícero completa 150 anos de ordenação sacerdotal em Juazeiro do Norte

A história de Padre Cícero em Juazeiro do Norte começa quando a cidade ainda era a Vila Tabuleiro Grande.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
O sacerdócio de Padre Cícero está intimamente ligado a história de Juazeiro do Norte. - Foto: Redes Sociais/Basílica Nossa Senhora das Dores

Em 2020, mais precisamente no último dia 30 de novembro, completou-se os 150 anos de ordenação do Padre Cícero Romão Batista. O sacerdócio de Padre Cícero está intimamente ligado a história de Juazeiro do Norte.

Cuidado com o povo

A história de Padre Cícero em Juazeiro do Norte começa quando a cidade ainda era a Vila Tabuleiro Grande, com 32 casas e uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. Ordenado padre pelo Seminário da Prainha em Fortaleza, Cícero Romão começou seus estudos sacerdotais em 1865. Em 1875, o ainda jovem Padre Cícero chega à vila em missão sacerdotal, realizando atribuições típicas do ofício pastoral.

Padre Cícero escolheu Juazeiro do Norte como morada e lugar de missão. “A partir disso, vem os efeitos de Juazeiro, que é uma história de lutas, de vitórias. Esse povo (sertanejo) passa a ter uma esperança, vendo Juazeiro como uma terra prometida.” conta Padre Vileci Basílio Vidal, Pároco da Paróquia de Santo Antonio, em Araripe e coordenador diocesano de pastoral da diocese de Crato.

Através de ensinamentos que incluíam a prática de produção saudável em união ao trabalho artesanal sob a lição “oração e trabalho”, Padre Cícero incentivava o povo a construir o desenvolvimento social a partir de práticas comunitárias, difundindo o lema “Em cada casa um oratório, em cada quintal uma oficina” ensinamento que ainda hoje habita o imaginário da sociedade de Juazeiro do Norte. Também através desse aprendizado foi construída uma das maiores experiências de sociedade com valores do que hoje nomeamos como agroecologia do país, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço que, durante a seca de 1932, conseguiu abrigar e alimentar mais de duas mil pessoas. 

Comemorações

A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores preparou uma programação em preparação para a vivência do fim do ano jubilar para romeiros e romeiras. Eventos online e presenciais estiveram presentes durante o período de realização das comemorações que durou um ano inteiro, de 30 de novembro de 2019 a 30 de novembro de 2020. Na noite do dia 30 deste ano, foi a culminância das festividades, com missa presidida por Dom Gilberto Pastana, Bispo da Diocese de Crato, em concelebração com diversos outros párocos da região. Romeiros e romeiras estiveram presentes, mantendo o distanciamento social e fazendo uso de máscaras e constante higienização das mãos.

Edição: Monyse Ravena