Ceará

Balanço

No Ceará, PDT elege maioria de prefeitos e PSOL chega a sua primeira prefeitura

Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza com 51,69%. Em Caucaia, Valim é eleito contrariando pesquisa de intenção de votos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Edson Veriato foi eleito no primeiro turno, com 58,89% - Foto: Redes Socias

No Ceará, apenas duas cidades tiveram segundo turno: Fortaleza e Caucaia. Na capital cearense, José Sarto, candidato pelo PDT foi eleito prefeito com uma frente ampla contra o bolsonarismo. Já em Caucaia, Vitor Valim conseguiu uma virada sobre Naumi Amorim (PSD), candidato a reeleição. Além disso, este ano, o Psol teve seu primeiro prefeito eleito no estado. O Fato aconteceu no município de Potengi. Confira o balanço feito pelo Brasil de Fato CE sobre algumas das novidades do executivo nos municípios cearenses. 

Sarto é eleito prefeito de Fortaleza e consolida a hegemonia do PDT na capital

No estado do Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia tiverem segundo turno. Na capital cearense, o candidato José Sarto (PDT) foi eleito o novo prefeito da capital cearense com uma vitória apertada. Com 100% das urnas apuradas, Sarto obteve 51,69% dos votos, um total de 668.652 votos contra 48,31% do Capitão Wagner (Pros). 

Nas pesquisas de intenção de votos para o segundo turno, os números apresentados pelo Ibope indicava uma vitória mais ampla de Sarto que apareceu na pesquisa com 53% das intenções de votos contra 35% de Capitão Wagner.

Sarto é apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes e pelo governador Camilo Santana (PT) e conseguiu reunir uma grande frente ampla democrática em torno de sua candidatura. Só de vereadores eleitos no primeiro turno, Sarto conseguiu o apoio de 30 deles, indo de siglas como o PSL que elegeu um vereador ao PSOL com uma bancada de dois futuros mandatos; só 12 apoiaram a candidatura do capitão reformado da Polícia Militar Wagner Souza, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.


Caucaia é a segunda cidade mais populosa do estado / Edson Júnior Pio

Vitor Valim é eleito prefeito de Caucaia

Contrariando as pesquisas de intenção de votos, Vitor Valim (Pros) virou o jogo no segundo turno e se tornou prefeito de Caucaia com 51,08% dos votos contra 48,92% de Naumi Amorim (PSD) que buscava a reeleição. Na pesquisa divulgada pelo Ibope sobre as eleições do segundo turno no município, Naumi aparecia em primeiro lugar com uma larga vantagem. O candidato tinha um total de 62% das intenções de votos contra apenas 38% de Vitor Valim.

Para o segundo turno, Naumi Amorim recebeu apoio do PCdoB, PMN e do PT. Já Vitor Valim ganhou apoio da ex-candidata à prefeitura de Caucaia Emília Pessoa (PSDB), da vereadora Natécia Campos (PP), do Silvio Nascimento (Podemos) e de Sebastião Conrado (PMB).

Vitor Valim é deputado federal e faz parte do mesmo partido do candidato à prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, que recebeu apoio declarado de Bolsonaro. Valim tem 42 anos e fez carreira como apresentador programas policiais em TVs e rádios cearenses, também tem na segurança pública uma de suas principais pautas.


Edson Veriato foi eleito no primeiro turno, com 58,89% / Foto: Redes Socias

Potengi elege primeiro prefeito do Psol no Ceará

Este ano, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) conseguiu, pela primeira vez, eleger um prefeito em um município do estado do Ceará. .A cidade de Potengi, que fica localizada na região do Cariri do elegeu Edson Veriato como o novo prefeito. A confirmação já veio no primeiro turno, com 58,89% dos votos, um total de 3.457 votos. Viriato derrotou a prefeita Alizandra dos Santos, do PT, que ficou em 2º lugar com 39,49% dos votos, um total de 2.318. Vale lembrar que o vice-prefeito eleito também é do Psol, o comerciante Humberto Oliveira, popularmente conhecido por Humberto dos Barreiros, de 44 anos.

Uma curiosidade sobre as eleições municipais de Potengi é que, no último dia de campanha, na véspera das eleições, o candidato e ex-prefeito, Samuel Carlos Tenório, do Partido Social Democrático (PSD), desistiu de concorrer à prefeitura e declarou apoio a Edson Veriato. No sábado, 14, Samuel foi até a Praça da Igreja Matriz para pedir voto ao até então adversário no pleito. O Candidato ainda recebeu 95 votos.

Além do prefeito, Potengi também elegeu três vereadores do Psol, dos nove que compõem a Câmara Municipal da cidade. Aline Sérgio foi a mais votada do partido, seguida por Zé de Júlio e Aílton Leite. Além desse, foram eleitos três vereadores do PT, dois do PSD e um do MDB.

Partidos com maior número de prefeitos eleitos no estado

Nas eleições de 2020, o PDT se tonou o partido com maior número de prefeitos eleitos para a gestão que se inicia em 2021. Dos 184 municípios do estado, a sigla elegeu 67 prefeitos. Em segundo lugar parece o PSD, com um total de 27 prefeituras. Este ano, o PT elegeu 18 prefeitos. Nas eleições de 2016, de acordo com informações divulgadas no site do PDT Ceará, a sigla elegeu 51 prefeitos. Naquele ano, também se tornou o partido com maior número de candidatos à prefeitura eleitos. Ainda em comparação às ultimas eleições para prefeito, o MDB, que na época se chamava PMDB, caiu de 28 candidatos eleitos para 17, e o PT subiu de 15 para 18.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, o PDT também lidera em números de vereadores eleitos que ficarão à frente do Legislativo no quadriênio 2021-2024, com um total de 20 vereadores eleitos. O PROS aparece logo em seguida com cinco vereadores, seguido por PT, Cidadania e PSB com três vareadores cada. Republicanos, PMB, PP, PL, PSD, PSC e Psol com dois candidatos cada. Para finalizar, com um vereador eleito aparecem PSDB, Podemos, Rede, PSL e DEM.

Edição: Monyse Ravena