Rio Grande do Sul

Pandemia

Vídeo da FURG sobre pandemia é eleito como melhor curta em Mostra da SBPC

Vídeo “Entendendo o novo coronavírus” explica em pouco mais de 4 minutos sobre o vírus, infecção e proteção

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Curta de 4min dá diversas explicações sobre o coronavírus e foi premiado em seleção de filmes científicos - Reprodução do Youtube

Um vídeo produzido pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que ajuda a compreender o novo coronavírus ficou em primeiro lugar na categoria de curtas, pela seleção do público, da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o objetivo de promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos de instituições de ensino de 14 estados do país. A playlist completa das produções está disponível aqui e reúne informações de qualidade sobre a covid-19.

O vídeo “Entendendo o novo coronavírus” explica em pouco mais de 4 minutos sobre a estrutura do vírus, como ocorre a infecção, quais são os sintomas e ainda mostra como diagnosticar e prevenir a covid-19, de forma didática, a partir de uma narração explicativa e desenhos feitos a mão:

“Queríamos dar ênfase no teste, mas para chegar nele, pensamos que era preciso a informação inicial básica sobre a doença em si, a estrutura do vírus, até chegar no nosso foco que era o teste RT-PCR”, conta Daniela Volcan Almeida, que é professora visitante no Instituto de Ciências Biológicas da Furg e atua no Laboratório de Biologia Molecular. A equipe do laboratório vinha trabalhando junto ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-Furg/Ebserh) quando estava começando o trabalho com os testes de diagnóstico de covid-19 e chamou outros profissionais para pensar o vídeo. Da área da saúde, participou a professora Bárbara Tarouco da Silva. A professora da Oceanologia Maira Carneiro Proietti também estava na equipe, mas pelo trabalho artístico, de ilustração. Os pesquisadores da Biologia Molecular, além de pensarem o roteiro, também atuaram na narração e filmagem, e a edição ficou a cargo de Guilherme Luz, da Secretaria de Comunicação (Secom) da Furg.

Convite para fazer o vídeo veio da própria Universidade

O convite para a produção veio da Diretoria de Extensão da Universidade, que estava iniciando um projeto em vídeo sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Um grupo de estudo que articula as duas instituições e participantes da comunidade tem se dedicado desde o ano passado à temática, que inclui práticas como dança circular, reiki, yoga, meditação, acupuntura, medicina chinesa, aromaterapia, fitoterapia, entre outras.

“A gente queria informar sobre a existência das PICS no município, e pensamos na ideia de produzir vídeos e correlacioná-los à questão da pandemia. Queríamos mostrar que determinada prática pode agregar e beneficiar durante este período da pandemia como prática complementar à medicina tradicional. Por isso o objetivo era de formação do público, de compreender o que são essas práticas, para se sentir estimulado a utilizar alguma delas, para proteção durante e depois da pandemia”, conta a diretora de Extensão da Furg, Carla Amorim.

Em parceria com a Secom, foi produzida uma série de vídeos com base em ilustração e realizadas lives nas sextas-feiras no canal da Universidade no YouTube, onde se pode acessar uma playlist com as produções.

O vídeo contemplado como primeiro na escolha do público da Mostra foi resultado de muito estudo e pesquisa, traduzidos em linguagem simples, para ser compreensível pelo amplo público: “Uma forma de combater a pandemia é a informação com base científica”, reafirma Daniela.

“A divulgação científica é fundamental, ainda mais em tempos que a pesquisa e a pós-graduação estão sendo tão atacadas. Tenho para mim que isso é um dever como pesquisadora, então me sinto feliz por ter feito alguma coisa nesse sentido”, comemora Bruna Felix da Silva Nornberg, outra das pesquisadoras envolvidas, e a responsável pela narração do vídeo.

A equipe foi convidada para participar de uma live da SBPC com os vencedores nas diferentes categorias da Mostra, entre os dias 3 e 4 de dezembro, durante as atividades da 72a Reunião Anual da SBPC, que ocorre online, por conta da pandemia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
 

Edição: Katia Marko