ELEIÇÕES 2020

Fortaleza: Sarto (PDT) tem apoio de 30 vereadores eleitos, Wagner (PROS) de apenas 12

O candidato do PDT tem o apoio inclusive de opositores, que defendem a tarefa de "derrotar o bolsonarismo"

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Para o segundo turno, Sarto (PDT) recebeu apoio de vários partidos. Já Capitão Wagner não conseguiu nenhuma confirmação. - Foto: Érika Fonseca

Dos 43 vereadores eleitos no último dia 15 de novembro para integrarem a Câmara Municipal de Fortaleza, 25 fazem parte de nove partidos que integram a coligação de José Sarto (PDT). Já a coligação do candidato Capitão Wagner (Pros) elegeu apenas 12 vereadores, por cinco partidos diferentes.

Leia mais: 2º turno em Fortaleza: pesquisa Ibope mostra Sarto com 53% e Wagner com 35%

Fora das coligações que sustentam as candidaturas ao executivo, o PT elegeu três vereadores, o Psol, dois e o PSL, partido de Heitor Freire, terá um vereador.

Além dos vereadores que fazem parte das coligações de ambos os candidatos do segundo turno, outros vereadores também mostraram seus apoios nas redes sociais nos últimos dias. Sarto recebeu o apoio dos três candidatos do PT, um do Psol e do candidato do PSL, enquanto Capitão Wagner não conseguiu nenhum a mais do que da sua coligação.

::Sarto, candidato do PDT, reúne a esquerda na disputa pela prefeitura de Fortaleza::

Dentro da nova configuração da Câmara Municipal, os nove partidos que fazem parte da coligação de Sarto e seus respectivos vereadores eleitos são: PDT com 10 candidatos eleitos, PSB e Cidadania com três cada; PP, PL e PSD com dois nomes, cada um; DEM, PSDB e Rede com um parlamentar eleito, cada. Já a coligação de Capitão Wagner ficou assim: Cinco do Pros, dois do PSC, dois do Republicanos, dois do PMB e um do Podemos.

::Fortaleza: apoiador de motim policial, Capitão Wagner esconde Bolsonaro na campanha::

Vereadores declaram seus apoios

Marcelo Lemos Coelho, vereador eleito pelo PSL , declarou em suas redes sociais apoio ao candidato Sarto. “Eu agradeço. Tive no primeiro turno com meu deputado federal e amigo, Heitor Freire. Ele disse que agora os candidatos do PSL ficassem a vontade para escolher o seu lado, e eu escolhi o lado. Estou aqui do lado do meu líder, Salmito, junto a eleição de Sarto”.

Larissa Gaspar, vereadora pelo PT, confirmou seu apoio a Sarto e disse em suas redes sociais que “o PT, após amplo debate, decidiu orientar seus filiados e a sua militância a votar, nesse segundo turno, na candidatura do Partido Democrático Trabalhista (PDT), representada pelos candidatos Sarto e Élcio. Fortaleza não tem espaço pra capetão! Vem com a gente na luta por liberdade e democracia pra nossa cidade!”

O vereador eleito, Guilherme Sampaio (PT), também declarou seu apoio a Sarto nas redes sociais: “Nosso apoio ao Sarto neste segundo turno é um ato de responsabilidade com a cidade de Fortaleza. Nossa luta maior é contra o fascismo, contra o atraso e contra o obscurantismo representados pelo candidato de Bolsonaro, o Wagner”.

O vereador Ronivaldo (PT) não declarou abertamente seu apoio à Sarto, mas deve seguir as orientações do seu partido em apoiar o candidato do PDT. Em suas redes sociais ele disse “derrotar o bolsonarismo é uma tarefa dos socialistas e dos democratas brasileiros”.

Leia também: “Tarefa prioritária é derrotar o fascismo", justifica PT ao apoiar Sarto em Fortaleza

Gabriel Aguiar, do Psol, declarou: “Eu torno público, agora e oficial, o meu voto no segundo turno no número 12, eu vou votar no candidato Sarto, não por apoiar o projeto dele, mas por saber que é muito melhor ser oposição ao Sarto no ano que vem do que ao Capitão Wagner”.

Até o momento, a candidatura coletiva "Nossa Cara" não declarou seu apoio abertamente para esse segundo turno.

Apoios no segundo turno

Vale lembrar que para o segundo turno, Sarto recebeu apoio de diversos partidos como: PT e Psol, que tiverem vereadores eleitos; e PV, PCdoB, Patriota e UP. Já Capitão Wagner não conseguiu nenhum apoio dos partidos ou candidatos derrotados no primeiro turno e, inclusive, não tem nenhum apoio confirmado na Câmara Municipal de Fortaleza além dos partidos da sua coligação.

Saiba mais: Com 17 candidatos no 2º turno, PT e PSOL ganham terreno nas 100 maiores cidades

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena