Ceará

Violência

No Dia da Consciência Negra, ato termina com militantes presas em Fortaleza

O ato ocorreu em frente a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O ato reuniu aproximadamente trinta pessoas. - Foto: Foto de Familiares

Na tarde de hoje, em alusão ao Dia Da Consciência Negra, ocorreu a Manifestação de familiares e amigos das pessoas presas nos cativeiros do sistema prisional cearense, organizada pela Frente Estadual pelo desencarceramento. De acordo com Maria M. Lima, que estava participando do ato, houve ação truculenta da polícia e três manifestantes foram detidos durante a ação que aconteceu em frente a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), em Fortaleza.

Maria explica o ato, que reuniu aproximadamente 30 pessoas, estava seguindo de forma pacífica. “Era uma manifestação artística. Tinha faixas, os Tambores de Safo estavam lá batucando, e aí o ato ia ter uma encenação contra a ação de tortura dentro dos presídios. Estava tudo tranquilo, a gente estava tocando, colocando as faixas. A gente ia para frente da SAP e aí eles determinaram um limite para não avançar. A gente nem avançou, ficamos até o limite, aí eles começaram a mandar a gente recuar e a gente não recuou e aí eles tacaram spray de pimenta, bala de borracha pra cima, um dos meninos correu para não ser pego e foi derrubado no chão, vários policiais em cima dele”.

Ela relata que a ação da polícia foi truculenta. “Tinha crianças no ato, as mães estavam com seus filhos, tinham senhoras... eles foram truculentos. Em nenhum momento sequer eles hesitaram. E aí detiveram três militantes negros que estavam mais a frente, falando no megafone”.

SAP

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da SAP que nos informou que a Secretaria da Administração Penitenciária informa que, na tarde desta sexta-feira (20), pessoas ligadas aos grupos de acompanhamento da situação carcerária no Ceará obstruíram a rua de acesso e desrespeitaram o perímetro de segurança estabelecido pelos policiais militares presentes no local, avançando em direção aos agentes de segurança e ao prédio público que sedia a SAP. Neste momento, houve a necessidade do uso de equipamentos de controle de distúrbio para dispersão e três pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia para esclarecimentos. Por fim, a SAP esclarece que, em nenhum momento, integrantes da manifestação solicitaram qualquer tipo de audiência ou reunião com  os gestores da Secretaria. A Polícia Militar do Ceará destaca que, conforme procedimento padrão, vai apurar a conduta dos profissionais envolvidos na abordagem.
 

Edição: Monyse Ravena