Rio Grande do Sul

Coluna

MANIFESTA CULTURA: Em defesa da alegria e da liberdade

Imagem de perfil do Colunistaesd
Queremos um ambiente livre de censura, onde a liberdade criadora seja proclamada patrimônio de Porto Alegre - Divulgação
Acreditamos que este momento histórico pode ser um pontapé inicial para um renascimento democrático

Na minha coluna quero trazer o texto que escrevi em parceria com Nelson Giles em defesa da alegria e da liberdade ou um convite para o Voo.

Nós, trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, queremos nossa cidade de volta.

Cultura é cultivo e nós elegemos o que cultivar.

Queremos cultivar a cidade do teatro nas ruas, dos músicos que compõem e cantam em todos os cantos da nossa Capital. Dos meninos aprendendo a brincar a Capoeira com os nossas mestras e mestres.

Nós queremos cultivar uma cidade que respeite todas as crenças, onde as comunidades quilombolas e indígenas não sofram com a violência e o silenciamento, onde as diferenças sejam respeitadas e valorizadas como a grande riqueza de uma comunidade, de uma cidade verdadeiramente plural e diversa.

Queremos um ambiente livre de censura, onde a liberdade criadora seja proclamada patrimônio de Porto Alegre.

Desejamos cultivar o Carnaval, reconhecendo, apoiando e celebrando, atestando a boa saúde da nossa Cidade.

Cultivar a memória e não o esquecimento, lembrando o porquê de termos o Bará no Mercado Público (e que ele siga público). O sagrado direito à emoção, que só a Cultura proporciona, é defender a diversidade da vida, é defender o direito à Cidade! É essa a nossa defesa. É isso que decidimos cultivar.

Acreditamos que este momento histórico pode ser um pontapé inicial para um renascimento democrático e para a formação de um novo projeto nacional, popular e democrático de poder, agregador de pautas, lutas, direitos; capaz de voltar a despertar o sonho em nossa cidade.

É por isso que vamos com esperança e alegria. Vamos com Manuela!

Vamos com o novo. Ela ainda não teve sua chance e nós temos nela a nossa.

Assina o Manifesta Cultura!

Edição: Katia Marko