Perfil

Sarto, candidato do PDT, reúne a esquerda na disputa pela prefeitura de Fortaleza

Élcio Batista, do PSB, é o candidato a vice na chapa que largou na frente no primeiro turno

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Sarto é o candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza - Divulgação

José Sarto Nogueira (PDT), nascido em 13 de fevereiro de 1959, na cidade de Acopiara (CE), está no sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Cursou a faculdade de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e iniciou sua vida pública através da atuação no Fundo Cristão para Crianças, entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Leia tambémSarto (PDT) e Capitão Wagner (PROS) irão disputar segundo turno em Fortaleza

O Brasil de Fato apresenta esta semana os perfis dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza que irão disputar o segundo turno. A ordem foi definida pela posição do candidato no primeiro turno.

Trajetória política

O primeiro mandato eletivo de Sarto foi em 1988, quando se elegeu para vereador de Fortaleza, sendo reeleito em 1992. Em 1994 foi eleito pela primeira vez para deputado estadual, tendo sido reconduzido para o cargo mais outras seis vezes. Em 2019 assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. José Sarto já ocupou o cargo de líder do governo Cid Gomes (PDT), além de vice-líder do governo Camilo Santana (PT) entre 2015 e 2018. O candidato presidiu importantes comissões como a de Constituição e Justiça e de Redação. 

Os importantes cargos assumidos durante os governos Cid Gomes e Camilo Santana são demonstrações do bom trânsito e relação próxima que Sarto mantém com os irmãos Ferreira Gomes. O candidato a prefeito acompanhou as mudanças de partidos do agrupamento liderado por Ciro e Cid Gomes desde 1999, tendo passado pelo PPS, PSB, PROS e estando desde 2016 no PDT.

No primeiro turno da campanha, Sarto fez duros e constantes ataques contra a candidata Luizianne Lins (PT). Em uma das propagandas veiculadas, em que afirmava que Luizianne era a “pior prefeita do Brasil”, a Justiça eleitoral concedeu direito de resposta à candidata por considerar que a afirmação era inverídica. Foram nove minutos na campanha de TV e três no rádio, no programa eleitoral do Sarto. Já com o resultado das eleições divulgados, Sarto afirmou ter muito respeito pela candidata e que Luizianne é uma pessoa séria.

Segundo Turno

Na disputa para o segundo turno, José Sarto recebeu o apoio do governador Camilo Santana (PT). Em uma publicação em suas redes sociais, o governador do estado afirmou que o projeto defendido por Sarto é capaz de avançar nas conquistas dos últimos anos, “por isso, peço a união dos meus irmãos e irmãs de Fortaleza no apoio a Sarto, pelo bem da nossa capital. Também peço aos demais candidatos que disputaram o 1º turno, que sigam juntos nessa corrente com Sarto. O projeto de uma Fortaleza melhor deve estar acima de projetos pessoais ou partidários”, afirmou o governador.

::“Tarefa prioritária é derrotar o fascismo", justifica PT ao apoiar Sarto em Fortaleza::

Outro importante apoio ao segundo turno foi a do PT de Fortaleza, em nota a Executiva Municipal do partido orientou filiados e simpatizantes que a tarefa prioritária é derrotar o Capitão Wagner através do voto no candidato José Sarto, “acima de tudo, o PT tem a responsabilidade política de combater e derrotar o projeto fascista de Bolsonaro e seus retrocessos para a classe trabalhadora, representados pela candidatura de Wagner”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que tiveram candidaturas próprias a prefeitura de Fortaleza, também já anunciaram apoio à candidatura de Sarto.

Primeira eleição para o executivo

É a primeira vez que Sarto disputa um cargo no executivo, tendo seu nome escolhido após uma prévia realizada pelo PDT. Participaram da prévia o ex-secretário de Esporte, Ferrúcio Costa, o deputado estadual Salmito Filho, o deputado federal Idilvan Alencar e o ex-secretário da atual gestão da prefeitura Samuel Dias. Foi realizada uma série de debates abertos em que Sarto e os outros nomes apresentaram suas trajetórias e projetos para Fortaleza.

Programa de Governo

No documento em que sintetizaria as propostas de governo, disponibilizado pela plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há um programa com linhas definidas, mas sim uma metodologia para construção de um Plano de Governo.

Em suas diretrizes, a coligação “Fortaleza cada vez melhor” apresenta os valores centrais para elaboração do Plano de Governo, sendo eles: a inclusão social e redução das desigualdades, a geração de emprego e renda, a cidade para pessoas e participação popular, ética e transparência, responsabilidades com as finanças públicas e integração e intersetorialidade. 

Há também os eixos estratégicos de desenvolvimento que estão divididos entre equidade territorial, social e econômica, cidade conectada, acessível e justa, vida comunitária, acolhimento e bem-estar, desenvolvimento da cultura e do conhecimento, qualidade do meio ambiente e dos recursos naturais, governança municipal. 

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena