Ceará

Eleições 2020

Anízio Melo (PCdoB): "Precisamos criar um Plano de Aceleração do Crescimento"

Candidato acredita que a Educação, o Esporte e a Cultura sejam os melhores instrumentos de inclusão da juventude

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
É a primeira vez que o candidato disputa a prefeitura de Fortaleza - Divulgação

O candidato à prefeitura de Fortaleza Anízio Melo (PCdoB), iniciou sua militância política no movimento estudantil e pastorais sociais. Formado em história pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) é professor da rede estadual de educação pública, tendo sido presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc). É a primeira vez que Anízio disputa a prefeitura de Fortaleza.

O Brasil de Fato realiza uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, a ordem foi definida pela colocação em pesquisas eleitorais. O candidato respondeu perguntas sobre emprego e renda, meio ambiente, segurança pública, educação e saúde.

Anízio Melo propõe a criação de um Plano de Aceleração do Crescimento Municipal como forma de recuperar postos de trabalho em Fortaleza, além da adoção de um programa de renda mínima. Já no tema saúde ele afirma que o Sistema Único de Saúde é fundamental, “precisamos aparelhar nossos postos de saúde, ampliar os horários de atendimento com o terceiro turno nós postos de saúde”, afirmou o candidato.

Brasil de Fato: Fortaleza teve uma retração no emprego de 7,3% em um ano. Com a pandemia de coronavírus houve um acréscimo ainda maior no número de desempregados na capital. Como você enxerga a forma de recuperar esses postos de trabalho em Fortaleza?

Anízio Melo: Precisamos criar um Plano de Aceleração do Crescimento, PAC Municipal: obras de infraestrutura urbana, reformas e manutenção de praças e outros logradouros públicos; iluminação, pavimentação e arborização. Seriam criadas frentes de serviços. Uma outra medida: instalação de um polo tecnológico para geração de emprego e renda, sobretudo para juventude. Adoção de um programa de renda mínima para os inscritos no cadastro único.

Um dos interesses que vem crescendo entre os eleitores é pauta ambiental. Neste ano houve uma tentativa de destruir uma área verde localizada no bairro da Sabiaguaba, no local seria construído um empreendimento imobiliário. Após pressão popular o poder público retrocedeu na sua decisão, mas outras demandas ainda seguem pertinentes, como a preservação das dunas e dos parques, como o do Cocó. Como você pretende, caso eleita, mediar a preservação da natureza e o desenvolvimento em Fortaleza?

Após a consulta aos órgãos de preservação do meio ambiente, governamentais e ONGs, a população precisa ser ouvida a respeito dessas obras de grande impacto ambiental na cidade. Pretendo realizar consultas populares, até mesmo plebiscito, através da estrutura das Regionais de Fortaleza para ouvir a população.

Os assassinatos de adolescentes em Fortaleza tiveram um aumento de 163% só no primeiro semestre de 2020, segundo o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, além de aumento em mortes violentas, no geral. Um dos principais motivos da escalada da violência é a disputa entre as facções, que aliciam a juventude das periferias. Quais proposições sua candidatura tem para enfrentar a violência e o aliciamento da juventude em Fortaleza?

Acredito que a educação, o esporte e a cultura sejam os melhores instrumentos de inclusão da juventude na periferia de nossa cidade. Então, precisamos garantir o acesso dos jovens tanto na rede escolar quanto em projetos de esporte e atividades culturais. Nesse sentido, a rede CUCA será um equipamento importante. Ao mesmo tempo é preciso investir na guarda-municipal, capacitando, aumentando seu contingente (através de concurso público), aumentando a presença nos bairros da periferia de Fortaleza.

No início de 2020 a Justiça Estadual, a pedido do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente em parceria com o Ministério Público do Ceará (Cedeca-CE), determinou a ampliação das vagas em creches. No início de 2019, segundo levantamento do Cedeca-CE, mais de 5.000 crianças não conseguiram vagas em creches. Como conseguir zerar o déficit de vagas na educação infantil na capital?

Acho que deveremos estabelecer parcerias público-privadas para ampliar as creches em nossa capital. É importante também valorizar as creches populares, os arranjos locais, como "famílias acolhedoras", que recebam para cuidar de crianças no próprio bairro.

Durante a pandemia de covid-19 ficou claro a importância do Sistema Único de Saúde para a contenção da doença e o atendimento daqueles contaminados pela mesma. Uma das obrigações do município para com o SUS é a atenção primária, que é responsável pelos postos de saúde, programa de saúde da família, agentes comunitários de saúde, entre outras. Quais principais problemas você enxerga na gestão da saúde em Fortaleza e quais possíveis soluções você pode apresentar?

Entendemos que o SUS é fundamental para saúde do nosso povo. Precisamos aparelhar nossos postos de saúde, ampliar os horários de atendimento com o terceiro turno nós postos de saúde. Precisamos dar atenção especial as farmácias públicas. É preciso reforçar o programa de saúde da família, enfermagem e agente de saúde.

Edição: Monyse Ravena