Rio Grande do Sul

Literatura

Nova oficina literária de Alcy Cheuiche tem como tema elementos da vida no planeta

Oficina de criação de um ano inicia 5 de novembro e finaliza com a publicação a ser lançada na Feira do Livro de 2021

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O escritor irá lançar curso de escrita com temática dos elementos da natureza - Ariane Severo

O escritor Alcy Cheuiche vai ministrar uma nova oficina de criação literária que resultará no livro de contos "Elementos Essenciais da Vida no Planeta Terra". Com inscrições já abertas, a oficina inicia nesta quinta-feira (05), com duração de um ano, e finaliza com a publicação da coletânea a ser lançada na Feira do Livro de Porto Alegre do ano que vem.

O tema da oficina, conforme Alcy Cheuiche, é por conta da pandemia do novo coronavírus, que alertou toda a população da Terra. “Temos responsabilidade pessoal com a sobrevivência de nossa morada azul. Caso contrário, ela poderá tornar-se inabitável, como outros planetas iluminados pelo mesmo Sol, porque perderam a água, o ar e transformaram o solo em um único deserto.”

Enquanto perdurar a pandemia, as aulas serão ministradas à distância, utilizando plataformas digitais, com encontro coletivo uma vez por semana, sempre nas quintas-feiras, das 18h às 20h. Passado o momento de distanciamento social, as aulas passarão a ser presenciais, uma vez por semana, também nas quintas.

Nos primeiros três meses, serão ministradas técnicas de escrita criativa de contos através dos temas Sol/Fogo, Ar/Vento, Terra/Água. Serão realizadas palestras com convidadas e convidados, primeiramente em plataformas digitais e, quando for possível de forma presencial. Maiores informações e inscrições com Ana Helena: (51)997038175.

O escritor

Alcy Cheuiche tem oitenta e seis obras editadas, e cerca de seiscentos alunos. Realiza oficinas de criação literária desde 2002, que resultaram na publicação de três livros, publicados pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/RS): "Água – Elemento Essencial da Vida" (2015), "Gaia – A Mãe Terra" (2017) e "LUTZ – A história da vida de José Luzenberger" (2019).

Lançamentos na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre

Dia 6 de novembro, às 19h, haverá debate com os autores do livro de contos “Água – Elemento Essencial da Vida (2ª Edição)", da Editora do Pampa: Ariane Severo, Arno Werlang, Charlie E. Schwantes, Denise Maia, Eloi Wilges, Everton A. Pires, Gilmar Delvan, James Dominot, Janine El Hawat, Karin F. Kestering, Neiva S. Silva, Pacek e Salete Maria Matje, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche. Cada autor terá cinco minutos para expor sua participação no livro.

Após a exposição dos autores do livro, haverá um segundo momento, com o debate "A DEFESA DA ÁGUA COMO BEM PÚBLICO", com o escritor Alcy Cheuiche, Arnaldo Luiz Dutra (ex presidente da Corsan) e Naiara Machado da Silva (Diretora Cultural da APCEFRS).

Dia 13 de Novembro, às 19h, haverá debate com os autores do livro “Poesia e Declamação 2020” (Editora do Pampa), coordenado por Alcy Cheuiche. Estarão presentes os autores: Anderson Medeiros, Berenice Longo, Bernadete Saidelles, Carlos Vieira Nogueira, Celia Zingler, Claci Bassani, Cyrce Bochi, Irineu Roque Zolin, Laura Benites, Naiara Machado da Silva, Neli Trindade, Nelson Ribas, Neusa Tolfo, Renato Fagundes e Salete Maria Mattje, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche e participação de Diva Maria Fernandes, Diretora Cultural da APCEF/RS. Cada autor terá cinco minutos para expor sua participação no livro.

Os eventos serão transmitidos em live no canal da APCEF/RS no Youtube. O livro será vendido no site da mesma entidade.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira