Ceará

Arte

Mostra Sesc de Culturas terá versão digital em 2020

Evento tradicional tem programação adaptada para as redes sociais e youtube

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
A abertura da Mostra Sesc de Culturas será no dia primeiro de novembro com shows às 17h, de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys. - Foto: Divulgação Sesc Ceará

Entre os dias primeiro e 8 de novembro será realizada mais uma edição da Mostra Sesc de Culturas. Devido a realidade da pandemia, este ano a programação foi toda adaptada para o formato digital, ocupando as redes sociais e o canal do youtube do Sesc Ceará. Mesmo com a mudança no formato, a mostra vai promover ações culturais e diálogos com o público, com atrações todas produzidas integralmente no Ceará. “A produção está sendo realizada desde o início da pandemia, buscando contemplar a cultura regional e em respeito aos decretos legislativos sanitários, este ano será de forma online.” explicou Balbino Neto, auxiliar operacional da unidade Sesc em Juazeiro do Norte. 

Tradição

A mostra teve início em 1999 como uma iniciativa de divulgação artística em diversas linguagens como cinema, artes cênicas e visuais, música, literatura entre outras. Um dos principais propósitos do evento, que se mantém em mais de 20 edições, é a promoção e a valorização da cultura popular da região do Cariri. “Para mim a mostra é uma das mais importantes festas que existem no Ceará. É um trabalho que deixa os mestres da cultura muito contentes e felizes, porque nos valorizamos a nós e ao nosso trabalho” contou Tarcísio Mendes da Silva, o Mestre Tarcísio, brincante do Reisado São Miguel em Juazeiro do Norte. Mestre Tarcísio acompanha a mostra desde sua primeira edição. A princípio, a programação era realizada apenas na unidade Sesc do município de Crato. Ao longo dos anos, a mostra ampliou suas atrações para mais municípios do Cariri cearense e, desde 2019, acontece também no sertão central.

Programação

A abertura da Mostra Sesc de Culturas será no dia primeiro de novembro com o show às 17h, de Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys. O público poderá acompanhar a programação tanto pelo site quanto pelo aplicativo da mostra. Um dos destaques desse ano é a visita virtual em 360º aos Museus Orgânicos, uma ação com o objetivo de aproximar o público dos locais onde a tradição popular vive. Serão abertos para visitação online o Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão.  

Serviço

Mostra Sesc de Culturas
Período: 01 a 08 de novembro
Transmissão pelo Instagram @mostrasescdeculturas e Youtube do Sesc Ceará
Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”

Edição: Monyse Ravena